Pular para o conteúdo principal

Genivaldo Amorim traz ao MAB a exposição Como Nascem os Bichos


O artista Genivaldo Amorim, de Valinhos (SP), é o autor de uma das três exposições que estarão abertas para a visitação a partir do dia 9 de março no Museu de Arte de Blumenau (MAB). “Como nascem os bichos” é uma grande instalação composta por 30 peças suspensas por finíssimos fios de nylon que dão a impressão de estarem flutuando no espaço. Cada uma dessas peças é formada por uma espécie de escultura orgânica vermelha feita de tecido e espuma, que lembra um bicho, e uma escultura feita de arame, que parece dar a eles a capacidade de voar ou nadar no espaço.
A instalação do artista surgiu como um pequeno projeto para uma exposição em Valinhos (SP) e lembra um grande berçário. “Essa sensação é reforçada quando o trabalho é visto do lado de fora do ambiente, através do vidro, e leva as pessoas a questionar se o confinamento daqueles estranhos seres naquele ambiente seria para proteção deles, ou para a nossa? Se nos oferecem perigo ou se somos nós que representamos perigo a eles”, questiona a gerente do MAB, Mia Ávila.
A obra mantém uma estreita relação com uma outra instalação, chamada de “Bicho de corpo mole, mas de pele boa”, em que os bichos são maiores e ficam suspensos numa espécie de rede de fios de nylon, sem as estruturas de arame. “É como se estivéssemos conhecendo através da instalação no MAB um estágio anterior dessa outra instalação, como se estivessem ali em um processo de maturação, sendo preparados para depois crescerem, perderem suas asas e passar então para uma nova fase, para enfim chegar ao seu destino final, o corpo das pessoas”, observa Mia.
O artista nasceu em Umuarama (PR) em 1973 e reside em Valinhos (SP) desde 1991. Trabalha em diversos meios, pinturas, desenhos, instalações, esculturas, fotografias e projetos especiais. Expõe regularmente desde 1995 e, além do Brasil, já levou suas obras para países como Alemanha, Moçambique, Camboja e Namíbia. Contatos com ele podem ser feitos via site www.genivaldoamorim.com.

Serviço

Abertura da 1ª Temporada de Exposições no MAB
Data: 9 de março, quinta-feira
Horários:
19h: conversa com os artistas
20h: abertura da 1ª Temporada de Exposições do MAB, lançamento de livros, declamações de poesias e apresentação musical
Visitação: até 16 de abril. De terça-feira a domingo, das 10h às 16h
Visitas mediadas podem ser marcadas pelo telefone (47) 3381-6176
Entrada franca

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl