Pular para o conteúdo principal

Segunda temporada de Exposições do MAB traz a mostra Amorfo


A exposição “Amorfo”, do artista visual Jan M.O., vai integrar a segunda temporada de Exposições do Museu de Arte de Blumenau (MAB) deste ano. A cerimônia de abertura ocorre no dia 4 de maio, às 20h, na sala especial do museu. A mostra traz 13 trabalhos do artista, sendo dez desenhos, duas impressões lenticulares e uma gravura giratória para apreciação da população até o dia 18 de junho com visitação gratuita, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h.
O título da exposição faz referência às diversas leituras possíveis de uma mesma imagem. Este é o princípio básico dos ambigramas aos quais o artista dedica cada um dos trabalhos expostos. O ambigrama é um quebra-cabeça visual com palavras, onde a forma das letras é manipulada para gerar novos e, às vezes, contraditórios sentidos.
No caso de “Amorfo”, os ambigramas são criados e produzidos seguindo um processo que parte do desenho e da fotografia, materializa-se em nanquim, lápis e tinta spray e, em algumas vezes, desdobra-se também na forma de gravuras, objetos tridimensionais ou, como poderá ser conferido no MAB, impressões especiais que permitem visualizar as transformações da própria imagem.

Pesquisa
Jan M.O. tem dedicado parte de sua atuação artística à pesquisa semiótica, tipográfica e ilustrativa dos ambigramas há pelo menos cinco anos. Como resultado dessa investigação, a exposição pode ser apreciada tanto pelo seu aspecto técnico e tradicional (o apuro no desenho e o efeito visual que sugere o impresso litográfico) quanto por suas possibilidades interativas de leitura (induzindo o espectador ao movimento) e seus desdobramentos na poesia contemporânea.
A mostra “Amorfo” é uma exposição com curadoria de Gleber Pieniz que teve sua estréia em 2016, no Museu de Arte Contemporânea de Campinas. Passou por Florianópolis (há um mês, no Coletivo NaCasa) e, depois de encerrar o período de visitação em Blumenau, continua seu roteiro com mostras em Brasília e Aracaju no segundo semestre.

Artista
Jan M.O. vive e trabalha em Joinville desde 2005. Artista visual, ilustrador e graduado em Design Gráfico – Programação Visual (Univille, 2010). Explora as técnicas do nanquim, do pontilhismo, do estêncil e do spray associadas à ilustração há pelo menos dez anos. Ministrou cursos e oficinas sobre serigrafia e estêncil, trabalhando com editais e eventos de intervenções urbanas.
Seus trabalhos mais recentes exploram tanto as técnicas manuais (gravura, desenho) quanto às experiências industriais na produção de objetos tridimensionais ou na multiplicação do trabalho de arte. Membro da Associação de Artistas Plásticos de Joinville, tem em seu currículo exposições coletivas e individuais em Santa Catarina, Minas Gerais, Goiás e São Paulo desde 2009.


Serviço
4/05 - Início 2ª temporada de exposições do MAB
19h – conversa com artistas
20h – abertura
Visitação: até 18 de junho – terça a domingo – 10h às 16h.
Marcação de visitas - 3381-6176
Entrada franca

Assessor de Comunicação: Joni César 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl