Pular para o conteúdo principal

Fundação Cultural recebe exposição Nossas Florestas


A Fundação Cultural abre ao público nesta quinta-feira, dia 18, a exposição itinerante Nossas Florestas. A mostra chega ao Mausoléu Dr. Blumenau no momento em que os Estados fazem o levantamento do patrimônio florestal nacional. Santa Catarina foi pioneira na conclusão do Inventário Florístico Florestal, um estudo que tem o propósito de contribuir com a conservação ambiental ao mostrar a importância da preservação.
Os primeiros levantamentos do inventário catarinense começaram a ser executados em 2007. Uma amostragem desse material integra a exposição que chega ao Mausoléu Dr. Blumenau, como parte integrante da 15ª Semana Nacional dos Museus. As visitas com entrada franca podem ser feitas até 31, das 10h às 16h, de terça-feira a domingo.
Uma das coordenadoras desse trabalho é a engenheira florestal no Projeto Inventário Florístico Florestal de Santa Catarina, Manoela Drews de Aguiar. “Nesses oito anos de pesquisas, estivemos voltados para o público científico, publicando livros e artigos. Agora estamos também com os olhos voltados para o público em geral, para pessoas interessadas em conhecer o que foi descoberto até agora sobre as nossas florestas”, diz ela. “Por isso, idealizamos uma exposição com todas as descobertas”, conta Manoela, que também atua na Universidade de Blumenau (Furb).
A mostra percorre escolas, universidades, shoppings e eventos em todo o Estado, e resumidamente apresenta o Inventário Florístico Florestal de Santa Catarina (IFFSC) e seus feitos. “A ideia é trazer de uma forma mais simples o que foi encontrado até agora para informar o público sobre temas e terminologias que envolvem a natureza.”

Saiba mais
Exposição Nossas Florestas do Inventário Florestal de Santa Catarina (parceria com a Furb)
Local: Mausoléu Dr.Blumenau
Horário: 10h
Visitação: de 18 a 31 de maio


Os temas
1. Descubra como é feito um inventário florestal
2. Quanto ainda temos de floresta e outras descobertas
4. Tipos de florestas em Santa Catarina
5. Tipos de plantas
7. Epífitos
8. Pteridófitas
9. Herbário: uma grande coleção de plantas
11. Sucessão florestal
13. A parceria entre plantas e animais
14. Diversidade genética
16. Usando os recursos da floresta
19. Impactos na floresta
20. O que fazer?

A exposição possui também três mostruários com materiais utilizados em campo, livros publicados, sementes, madeira e plantas


Assessor de comunicação: Sergio Antonello

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl