Pular para o conteúdo principal

MAB abre 2ª Temporada de Exposições com casa cheia


Apaixonados pela cultura lotaram o Museu de Arte de Blumenau (MAB) na noite de quinta-feira, dia 4, durante a programação de abertura da 2ª Temporada de Exposições do ano. A mostra reúne obras de Flávia Duzzo, Jan M.O. e Sérgio Canfield, que mantiveram contato com o público na tradicional conversa com os artistas. A noite multicultural teve também apresentação dos músicos da Banda Municipal, lançamentos dos livros “Arte do Vestuário - Arte e Técnica do Vestuário em Santa Catarina”, de  autoria de Astrid Façanha, e “O Livro Mágico”,  de Maria de Lourdes Scotini Heiden, além de um coquetel oferecido aos presentes pela Fundação Cultural. Completaram a programação da noite, declamações de poemas por poetas e escritores da Sociedade Escritores Blumenau (SEB) e da Academia de Letras Blumenauense (ALB).
A abertura de mais uma temporada do MAB foi compartilhada com artistas, poetas, escritores, músicos e contou com expressiva participação de professores e acadêmicos dos cursos de Pedagogia, Artes Visuais e Teatro. “Ponto a destacar, a conversa com os artistas na qual Jan M.O., Flávia Duzzo e Sérgio Canfield puderam explanar sobre seus trabalhos expostos, a linguagem e técnicas utilizadas”, comentou a gerente do museu, Mia Ávila.
Segundo ela, é fundamental que os museus e espaços expositivos se preocupem com o aspecto educativo e a participação da comunidade, facilitando o intercâmbio, a troca de experiências e o diálogo que alimenta a participação conjunta. “Nas aberturas das temporadas, o MAB consolida a valorização dessa experiência com o público".

O que ver
Na exposição Desenho Vulnerável, Flávia Duzzo (Florianópolis) usa o recurso da sobreposição dos traços sobre o papel. Desenhos que inicialmente pretendiam ser monocromáticos ficam a mercê das alterações decorrentes das propriedades físicas do material e acolhem este dado de surpresa como uma nova tônica. A artista se encantou com a acolhida e prestigiou o evento até o encerramento.

A exposição Amorfo, de Jan M.O. (Joinville), faz referência às diversas leituras possíveis de uma mesma imagem. Este é o princípio básico dos ambigramas com os quais o artista dedica cada um dos trabalhos expostos. A interação com os amantes da arte também foi um dos destaques da presença do artista em Blumenau.
Completando a temporada, Sérgio Canfield aproveita o nome clássico Physalia Physalis para nomear a mostra de seus não-objetos: cinéticos, majestosos, pairando sobre o bem e o mal, frutos do experimento desse artista-camaleão que passou pelo desenho, tintas, cerâmica, instalação, fotografia e agora busca desafios com sua produção contundente. Seu trabalho ficou valorizado pelos efeitos coloridos das luzes em uma noite que fica marcada na lembrança e nas fotos tiradas pelos visitantes do MAB.

Saiba mais
2ª Temporada de Exposições no MAB
Visitação: até 18 de junho. De terça-feira a domingo, das 10h às 16h
Visitas mediadas podem ser marcadas pelo telefone 3381-6176
Entrada franca


Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl