Pular para o conteúdo principal

MAB terá lançamento do livro Arte e Técnica do Vestuário em Santa Catarina


A abertura da segunda temporada de exposições do Museu de Arte de Blumenau (MAB), programada para esta quinta-feira, dia 4, às 20h, vai contar, entre outras atrações, com o lançamento do livro “Arte e Técnica do Vestuário em Santa Catarina”, de autoria de Astrid Façanha. Além da obra, o evento vai contar com a declamação de poesias e apresentação musical. O MAB fica na Rua XV de Novembro, 161, no Centro. As exposições artísticas poderão ser visitadas até o dia 18 de junho com entrada gratuita, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h.

A Obra
O que Blumenau tem a ver com a roupa que o brasileiro veste? Mostrar a resposta a esta pergunta é a principal missão do livro. A obra mostra a moda além de como o senso comum a define. Revela a ligação entre os artesãos, empreendedores e toda a cadeia produtiva da moda no Brasil. Isso por meio de um rico aprofundamento histórico e imersão na história do maior produtor têxtil da América Latina, o Vale do Itajaí.
Na publicação, o leitor é convidado a imergir na história de um segmento que há 130 anos faz de Santa Catarina o terceiro maior polo produtor e exportador da cadeia têxtil brasileira e que mudou a realidade de famílias e de como o país se veste.

Com dinamismo, dados, recursos fotográficos e ilustrações e caráter documental, a autora da obra, a jornalista Astrid Façanha, com anos de experiência em produção de conteúdo e profundo conhecimento em tendências, foi a campo e mergulhou na trajetória da indumentária de Santa Catarina. Ela traz à tona, em três capítulos, a relevância artística, cultural e social dessa indústria que mudou o comportamento, os valores e a economia do país. 


Produção
A tiragem do livro é de dois mil exemplares, que serão distribuídos gratuitamente. Destes, 1,6 mil livros serão destinados a escolas públicas, bibliotecas, universidades, museus e centros culturais. Também haverá versões em "audiolivro", garantindo a acessibilidade, e online por meio de um link para download gratuito no site do projeto.

Outro diferencial é o fato de ser o primeiro projeto cultural editorial que usa Inteligência Artificial (IA) para promover o conteúdo. Por meio da tecnologia Watson da IBM, os temas abordados serão promovidos com internautas, que vão poder se conectar de uma maneira singular através de respostas inteligentes e instantâneas. A tecnologia estará disponível a partir do lançamento.

Saiba mais
4/05 Inicio 2ª temporada do MAB
19h – conversa com artistas
20h – abertura
Visitação: até 18 de junho – terça a domingo – 10h às 16h.
Marcação de visitas - 3381 6176
Entrada gratuita


Assessor de Comunicação: Joni César 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl