Pular para o conteúdo principal

MAB traz a exposição Desenho Vulnerável à comunidade


A segunda temporada do Museu de Arte de Blumenau (MAB), que inicia na próxima quinta-feira, dia 4, traz na Sala Roy Kellermann  a exposição "Desenho Vulnerável" de Flávia Duzzo. As obras decorrem da insistente sobreposição dos traços inscritos paralelamente sobre papel. Alguns trabalhos são feitos com caneta esferográfica preta e outros com lápis integral de grafite.
Além disso, os diferentes direcionamentos das inscrições estruturam distintas áreas nas suas composições. As tonalidades dos desenhos sofrem alterações conforme a incidência de luz. No primeiro grupo de trabalho, a camada de tinta esferográfica fica espessa, o que produz um tom acobreado ao desenho. A densidade da tinta somada à gramatura do suporte provoca um abaloamento no corpo do papel.
Os traços dos desenhos com barra de grafite são feitos numa superfície maior e provêm de gestos mais extensos. Mesmo assim seus rastros de gestualidade são anulados. Isso porque o que está em jogo é a estruturação de áreas definidas especificamente pela capacidade do instrumento de criar camadas espessas e lisas.
Nestas condições, um bastão sólido de uma só cor permite que diferentes luminosidades de cinza se manifestem e construam a composição do desenho. Desenhos que inicialmente pretendiam ser monocromáticos, ficam à mercê das alterações decorrentes das propriedades físicas do material e acolhem este dado de surpresa como uma nova tônica para o trabalho.


Artista
Flávia Duzzo vive e trabalha em Florianópolis, em Santa Catarina. É pós-doutoranda pelo programa de pós-graduação em Artes Visuais pela UDESC e doutora em Artes Visuais (poéticas visuais) pela UFRGS, em 2014. Mestre em Artes Visuais (teoria e crítica) pelo CEART/UDESC (2007) e também concluiu o  bacharelado em Artes Plásticas pela UFRGS, em 1984.

Flávia Duzzo participou dos salões: Prêmio Aliança Francesa de Arte Contemporânea em 2016, em Florianópolis; 4º Prêmio Belvedere Paraty de Arte Contemporânea em 2013, em Paraty, no Rio de Janeiro; 12º Salão Nacional de Artes de Itajaí, em Itajaí, além do 15º Salão UNAMA de Pequenos Formatos na Universidade da Amazônia, em Belém, no Pará.

Saiba mais
4/05 Início da 2ª temporada do MAB
19h – conversa com artistas
20h – abertura
Visitação: até 18 de junho, de terça a domingo, das 10h às 16h.

Marcação de visitas - 3381 6176
Entrada gratuita


Assessor de Comunicação: Joni César 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl