Pular para o conteúdo principal

Coordenadores pedagógicos e professores visitam exposições do MAB


A Fundação Cultural de Blumenau (FCBlu) e a Secretária Municipal de Educação (Semed) estabeleceram parceria para o desenvolvimento de um programa de formação para coordenadores pedagógicos dos ensinos fundamental e infantil. Até sexta-feira, dia 9, cerca de 160 professores, em média, por dia, se integram às ações programadas. Os organizadores estimam que 800 professores passem pelo programa de formação até o encerramento.
O Museu de Arte de Blumenau (MAB) foi convidado a participar, oferecendo visitas mediadas às salas que abrigam as obras da 2ª Temporada de Exposições. Os coordenadores têm oportunidade de conhecer as mostras Amorfo, de Jan M.O., Desenho Vulnerável, de Flavia Duzzo, e Physalia Physalis, de Sérgio Canfield. Na mediação feita pela gerente do MAB, Mia Ávila, são abordados temas como o processo artístico, a construção dos trabalhos, técnicas, suportes, expografia das exposições, o papel do curador como facilitador do entendimento do diálogo do artista e a importância de se pensar os espaços expositivos como extensão da sala de aula.  
Mia Ávila ressalta a importância dessa parceria e da oportunidade concedida ao MAB. “Iniciativas com estratégias pedagogicamente orientadas valorizam processos e parcerias, incentivam o gosto pelos espaços culturais, tornando essa aproximação com a arte inspiradora, respeitando a diversidade de pontos de vista e interpretações”.

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl