Pular para o conteúdo principal

MAB promove encontro de professores com artista


A Fundação Cultural de Blumenau (FCBlu) e a Secretaria Municipal de Educação (Semed) estabeleceram parceria para o desenvolvimento de programa de formação para coordenadores pedagógicos dos ensinos fundamental e infantil. Nos dias 31 de maio e 1º de junho, aproximadamente 180 coordenadores pedagógicos, distribuídos em quatro turmas, participam de um encontro na FCBlu. O presidente da casa Rodrigo Ramos e a secretária de Educação Patrícia Lueders reforçam a importância da sinergia entre as instituições e a crença de que educação, cultura e arte, atuando de forma integrada e continuada, podem alcançar novos horizontes. 
O Museu de Arte de Blumenau (MAB) foi convidado a participar desses encontros, estando reservada na programação visitas mediadas às salas de exposição. Para o primeiro dia, foi possível contar com a participação do artista Jan M.O., que está expondo na Sala Especial e do curador da exposição Gleber Pieniz, que vieram de Joinville atendendo ao convite do MAB.
Jan comentou como ocorre o processo artístico, a construção dos trabalhos, técnicas utilizadas, como a mostra interliga a palavra, o desenho, a poética, ressaltando a importância do curador como facilitador para que venha à tona o diálogo interno do artista. Pieniz falou da importância dos educadores na identificação e utilização dos espaços expositivos, compreendidos não só no atendimento às artes visuais, mas espaços de literatura, música, dança, teatro, notadamente ramificações artísticas responsáveis pela formação de indivíduos mais críticos e atuantes.

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl