Pular para o conteúdo principal

Poesia visual é tema de palestra na Fundação Cultural


A Fundação Cultural de Blumenau e o Museu de Arte de Blumenau (MAB) convidam para a palestra Poesia Visual Contemporânea, com o escritor e artista visual Tchello d’ Barros. A iniciativa é aberta a artistas, escritores, professores, acadêmicos e demais interessados no assunto. Na palestra, marcada para 12 de julho, às 15h, no Auditório Edith Gaertner, Tchello apresentará aspectos atuais da poesia visual, a partir de sua evolução na Pós-Modernidade. Será comentada a transição para as novas mídias e o hibridismo entre Literatura e Artes Visuais e a presença da poesia visual no universo digital, bem como a recente inserção nos livros didáticos.
Haverá projeção de imagens da exposição de Poemas Visuais "Convergências", o registro da curadoria internacional "Miragens" e o videoarte "Devorável". Ao final, será aberto um espaço para “debate-papo” a partir das perguntas da plateia.

O escritor e artista visual catarinense Tchello d'Barros iniciou a carreira em Blumenau, com uma exposição na Furb, em 1993. Dedica-se desde então às linguagens de Literatura, Artes Visuais, Teatro e Audiovisual. Residiu em 14 cidades no Brasil, inclusive no Nordeste e na Amazônia. Após percorrer 20 países em constantes atividades culturais, está atualmente no Rio de Janeiro, onde dedica-se às produções cinematográficas.
Em Blumenau, participou de peças teatrais no NuTE do Teatro Carlos Gomes, ministrou oficinas na Fundação Cultural de Blumenau, participou da diretoria da Associação Blumenauense de Artistas Plásticos (Bluap),  foi fundador e presidente da Sociedade de Escritores de Blumenau (SEB), além de ter presidido também a Câmara Junior de Blumenau. Em 2003, quando teve uma individual censurada em um espaço de exposições em Blumenau, decidiu partir para outras praças. Participou com suas obras em aproximadamente 130 exposições e mais de 50 publicações.
No momento, além de ter obras na exposição "A Imagem na Poesia", em São Paulo, participa de sua nona exposição na Europa, com uma gravura na "3ª Biennale de Poésie Visuelle", em Ille-sur-Têt, França. Participa com uma obra também no anuário "Maintenant", de Nova Iorque (EUA). A atividade mais recente, em Blumenau, foi a exposição retrospectiva de poesias visuais "Convergências", em 2015. Eventualmente ministra oficinas e palestras, participando também de mesas-redondas, júris, editorias, curadorias, saraus e diversas atividades culturais no Brasil e Exterior.

Saiba mais
Palestra sobre Poesia Visual Contemporânea
Quem: Escritor e artista visual Tchello d' Barros
Quando: 12 de julho, às 15h
Local: Auditório Edith Gaertner - Fundação Cultural de Blumenau
Inscrições: gerenciamab@fcblu.com.br
Telefone: 3381-6176
Ingresso: Entrada Franca


Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl