Pular para o conteúdo principal

Artista blumenauense ministra palestra na Fundação Cultural


O escritor e artista visual Tchello d’ Barros esteve na tarde desta quarta-feira, dia 12, na Fundação Cultural de Blumenau, para falar sobre Poesia Visual Contemporânea. Um dos artistas mais cultuados pelos blumenauenses atendeu ao público durante palestra ministrada no Cine Teatro Edith Gartener.
Tchello apresentou aspectos atuais da poesia visual, a partir da evolução na Pós-Modernidade. Comentou sobre a transição para as novas mídias, o hibridismo entre Literatura e Artes Visuais e a presença da poesia visual no universo digital, bem como a recente inserção nos livros didáticos. Quem prestigiou o evento pode curtir a projeção de imagens da exposição de Poemas Visuais "Convergências", o registro da curadoria internacional "Miragens" e o videoarte "Devorável".
O escritor e artista visual catarinense Tchello d'Barros iniciou a carreira em Blumenau com uma exposição na Furb, em 1993. Dedica-se desde então às linguagens de Literatura, Artes Visuais, Teatro e Audiovisual. Residiu em 14 cidades no Brasil, inclusive no Nordeste e na Amazônia. Após percorrer 20 países em constantes atividades culturais, está atualmente no Rio de Janeiro, onde se dedica às produções cinematográficas.

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl