Pular para o conteúdo principal

Daniela Antonelli e Tatiana Dalla Bona expõem no MAB


A proposta da exposição SIM é de concretizar um diálogo entre as artistas Daniela Antonelli e Tatiana Dalla Bona, e ainda possibilitar outras questões e caminhos que poderiam surgir quando os trabalhos se encontram num mesmo espaço. As obras da dupla estarão expostas na 3ª Temporada de Exposições do Museu de Arte de Blumenau (MAB), que começa nesta quinta-feira, dia 6, às 19h. A programação da noite organizada pela Fundação Cultural inclui conversa com os artistas, lançamento de livros e apresentações musicais. A entrada é gratuita.
Daniela Antonelli e Tatiana Dalla Bona trabalham com desenho e seus desdobramentos. Ambas usam o desenho como meio de materializar pensamentos. Traços precisos combinados a manchas, nanquim e transparências são elementos presentes no trabalho das duas artistas, que, a partir do desenho, desenvolvem suas linguagens no campo escultórico.
Tatiana apresenta composições heterogêneas em forma de colagens e apropria-se de elementos do desenho como o grid (trama) e a linha, deturpando-os e transformando-os em partes que somadas resultam em cada trabalho. Com a junção dos materiais, a artista cria composições que são o resultado de uma pesquisa empírica que tende a se dirigir para o tridimensional. Por outro lado, Daniela expõe desenhos em nanquim sobre papel vegetal. Parte de sua pesquisa sobre camadas, ponto, linha e cor se manifesta nessas composições. Nelas, a artista apresenta um desenho abstrato como se estivesse taquigrafando o pensamento diretamente para o papel.

Daniela Antonelli (Rio de Janeiro, 1981)
Desenvolve sua pesquisa no campo do desenho e da escultura. Participou de exposições coletivas como o Salão Novíssimos 2011 - Galeria de Arte Ibeu, Abre Alas 2011 - Galeria A Gentil Carioca e 1º Salão de Arte Londrina 2012, entre outras. Fez suas mais recentes exposições individuais em 2016, intituladas "Telúrica", na Galeria Cândido Portinari - UERJ, e "O um, o todo", na Galeria Mul.ti.plo, no Rio de Janeiro. Em 2013, participou da Residency Unlimited, nos EUA, e do programa de residências da Fundação West Dean, na Inglaterra. Daniela é formada em Design Gráfico pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004/2007).

Tatiana Dalla Bona (Paris, França, 1981)
Franco-brasileira nascida em Paris, passou a infância e adolescência na França, Austrália e Estados Unidos. Após obter o Baccalauréat, no Lycée Français, de Nova Iorque, completou os cursos preparatórios de arte da Met de Penningen e Ateliers de Sèvres. Em 2002, chegou a São Paulo onde formou-se em Artes Plásticas pela FAAP. Em 2011, participou de uma exposição coletiva na Galeria Zipper, com curadoria de Mario Gioia.

Saiba mais
Abertura da 3ª Temporada de Exposições no MAB
Data: Quinta-feira, dia 6
Horários:
19h: conversa com os artistas
20h: abertura da 3ª Temporada de Exposições do MAB, lançamento de livros, declamação de poesias e apresentações musicais
Visitação: até 27 de agosto, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h
Visitas mediadas: agendamentos pelo telefone 3381-6176
Entrada franca

Atrações da noite
Exposições:
Clarice e eu (Rosina de Franceschi)
O mundo que cabe nas pupilas (Cássia Aresta)
Sim (Daniela Antonelli e Tatiana Dalla Bona)
40 anos da Galeria Municipal de Arte (obras do acervo)
Lançamento de livros:
"Conversas do Imaginário Popular", da escritora Vilma Mafra
"Meu singular é plural", da escritora Teca Mascarenhas
Instalação:
Ciclos do Grupo Barbotina
Música:
Mostra de Gambiarras Instrumentais: Alexandre Venera e Ricardo Rigo demonstram com seus instrumentos sons alternativos
Banda Municipal de Blumenau

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl