Pular para o conteúdo principal

Exposição celebra 40 anos da Galeria Municipal de Arte


A exposição comemorativa aos 40 anos da criação da Galeria Municipal de Arte de Blumenau será aberta ao público em clima festivo nesta quinta-feira, dia 6, às 19h. A iniciativa faz parte da programação da 3ª Temporada de Exposições do Museu de Arte de Blumenau (MAB). Um recorte no tempo traz para exposição um grupo de obras que participaram de eventos acolhidos pela galeria. Na noite de abertura, o público poderá conversar com artistas e acompanhar apresentações musicais. Também estão previstos os lançamentos de dois livros e um coquetel. A entrada é gratuita.
Ao longo dos 40 anos, foram centenas os artistas que passaram pela galeria. A gerente do MAB, Mia Ávila, comenta que as celebrações seguirão com outros agendamentos de exposições e ações que contarão essa história, prestando homenagem aos seus autores.

A Galeria Municipal de Arte de Blumenau foi criada pelo Decreto nº 1.060 em 30 de junho de 1977. Era mantida pela Fundação Casa Dr. Blumenau. Funcionou até fevereiro de 1979 na Rua República Argentina, 18. Em março daquele ano, foi transferida para uma residência localizada na Rua Ângelo Dias, 139, onde foi possível destinar o andar superior do prédio para a galeria e o andar térreo para a Escolinha de Artes de Blumenau. No início da década de 1980, passa a funcionar na Rua XV de Novembro, 161, onde hoje está instalada a Fundação Cultural de Blumenau. Em 16 de março de 2006, a FCBlu confere a uma das salas da Galeria Municipal de Arte o nome do artista plástico Alberto Luz. “Ao longo de seus 40 anos a proposta da Galeria tem se fundamentado principalmente no acolhimento de exposições e valores artísticos da mais alta relevância, tendo passado por ela centenas de artistas”, assegura Mia Ávila.

Saiba mais
Abertura da 3ª Temporada de Exposições no MAB
Data: 6 de julho, quinta-feira
Horários:
19h: conversa com os artistas
20h: abertura da 3ª Temporada de Exposições do MAB, lançamento de livros, declamação de poesias e apresentações musicais
Visitação: até 27 de agosto. De terça-feira a domingo, das 10h às 16h
Visitas mediadas: agendamentos pelo telefone 3381-6176
Entrada franca

Exposições:
Clarice e eu (Rosina de Franceschi)
O mundo que cabe nas pupilas (Cássia Aresta)
Sim (Daniela Antonelli e Tatiana Dalla Bona)
40 anos da Galeria Municipal de Arte (obras do acervo)
Lançamento de livros:
"Conversas do Imaginário Popular", da escritora Vilma Mafra
"Meu singular é plural", da escritora Teca Mascarenhas
Instalação:
Ciclos do Grupo Barbotina
Música:
Mostra de Gambiarras Instrumentais: Alexandre Venera e Ricardo Rigo demonstram com seus instrumentos sons alternativos
Banda Municipal de Blumenau

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl