Pular para o conteúdo principal

Blumenau recebe a Exposição Janelas da Alma


O projeto “Janelas da Alma” é um ensaio fotográfico artístico e inédito, criado em outubro de 2015 pela paulistana Andréia Maria Ferrari, conhecida no meio artístico por Dhéia Ferrari. A coleção que ela traz a Blumenau é composta por dez imagens da mesma janela, porém capturadas sob várias perspectivas, resultando em visuais abstratos e contemporâneos. As obras estão na 4ª Temporada de exposições do Museu de Arte de Blumenau (MAB), que abre nesta quinta-feira, dia 14, na Fundação Cultural de Blumenau. A entrada é franca.
A programação de abertura da temporada começa às 19h com a conversa com os artistas selecionados para o evento. Representando Santa Catarina, Sonia Beltrame traz a instalação “Quem não cuida de si que é terra, erra/Firmar-lhe a vida em atadura, dura”. A gaúcha Ana Mähler se utiliza da pintura na exposição “Lapidações”; de Curitiba (PR) as artistas Claudia Lara, Giovana Casagrande e Leila Alberti, através de objetos e bordado estarão presentes com a exposição “Segredos que habito”; de São Paulo o artista Edu Silva traz a mostra “Rupturas” e Dhéia Ferrari a exposição fotográfica “Janelas da Alma”.
Durante a festa, o público poderá conhecer Experimento: Revelação fotográfica através da retina, com Ivan Schulze, e Paisagem Sonora, com Alexandre Venera. Também haverá declamações de poetas e escritores representantes da Sociedade Escritores Blumenau (SEB) e Academia de Letras de Blumenau (ALB), além da apresentação da Banda Municipal de Blumenau.
A visitação pode ser feita até 22 de outubro, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h. Visitas mediadas podem ser marcadas pelo telefone 3381-6176.

Sobre a artista
Dhéia Ferrari nasceu em São Paulo, no Bairro da Lapa, onde ainda reside. Ao retornar ao Brasil, após sua temporada de cinco anos no Exterior, deu inicio a sua trajetoória artística. Em 2005, teve a primeira mostra coletiva de pintura na Galeria do Senac, em São Paulo, e posteriormente participou de exposições coletivas em galerias e salões de arte.
Em 2015, despertou seu interesse por fotografias, empregando os mesmos conceitos da abstração na captação das imagens. Seus trabalhos fotográficos já foram expostos no Brasil e na Europa, com duas Menções Honrosas, três obras fotográficas em acervo no Museu da Cidade de Aveiro/Portugal e uma no acervo do Museu da Imagem e do Som de Maceió (AL).

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl