Pular para o conteúdo principal

Coordenadoras pedagógicas participam de ações educativas no MAB


Nesta quarta e quinta-feira, dias 18 e 19, 140 coordenadoras pedagógicas da rede municipal de ensino, que participam do programa de formação para coordenadores pedagógicos do Ensino Fundamental e Infantil, visitaram o Museu de Arte de Blumenau (MAB). A ação foi desenvolvida pela Fundação Cultural de Blumenau (FCBlu) e pela Secretaria Municipal de Educação (Semed).
Nas salas da 4ª Temporada de Exposições do MAB foram abordados temas como leitura de imagem, processo artístico, construção dos trabalhos, técnicas e suportes utilizados, expografia das exposições e a importância de se pensar os espaços expositivos como extensão da sala de aula. “Os temas foram discutidos anteriormente com a equipe da Secretaria da Educação, responsável pela programação e acompanhamento do programa, estabelecendo conexões entre os processos de registros, documentação, pesquisa, curadoria, leitura estética, espaços expositivos e o conteúdo tratado nas capacitações”, comenta a gerente do MAB, Mia Ávila.
Mia Ávila ressalta a importância da parceria e a forma de sua realização, com estratégias pedagogicamente orientadas que possibilitam a vivência em espaços culturais. “Na retrospectiva da 4ª Temporada, constata-se que através dessa parceria aproximadamente 500 profissionais da área da educação passaram por essas ações educativas no museu, além dos agendamentos feitos com CEIs, escolas municipais, Furb, entre outros”.


O que ver no MAB
Galeria do Papel: Janelas da Alma, de Dhéia Ferrari
Galeria Municipal de Arte/Sala Alberto Luz: Segredos que habito, de Claudia Lara, Giovana Casagrande e Leila Alberti
Sala Roy Kellermann: Quem não cuida de si que é terra, erra/Firmar-lhe a vida em atadura dura, de Sonia Beltrame
Sala Elke Hering: Rupturas, de Edu Silva
Sala Especial: Lapidações, de Ana Mahler

Assessor de comunicação: Sérgio Antonello

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl