Pular para o conteúdo principal

Exposição Pequeno Formato chega ao Museu de Arte de Blumenau


O Museu de Arte de Blumenau (MAB) recebe as obras do paulista Marco Magalhães no evento de lançamento da 5ª Temporada de Exposições, que ocorrerá nesta quinta-feira, dia 9, às 19h, com uma conversa com os artistas. Nesta série de trabalhos, ou melhor, pinturas em pequenos formatos, que dá o nome à mostra, o artista apresenta obras produzidas com tinta durante o ano de 2016.
Nessa nova fase, Marco prioriza a fatura, o tratamento da figura humana e a construção pictórica nas composições. Até hoje, a sua obra transita pelos dois suportes e não é difícil identificar um diálogo entre eles. “A cor, a atmosfera dos lugares, o registro de coisas aparentemente banais, assim como o cotidiano de pessoas comuns, me instigam a produzir”, diz o artista, que atualmente estuda pintura com Paulo Pasta e história da arte com Rodrigo Naves, além de ter participado por alguns anos do grupo de estudos de Carlos Fajardo, no qual teve o privilégio de estudar o percurso dos fotógrafos contemporâneos alemães, entre outras pesquisas. Tudo isso unido à disciplina de pintar quase que diariamente, o que tem contribuído para a evolução de sua obra, no sentido de consolidar um estilo próprio.
Marco Magalhães nasceu em 1962, em São Paulo (SP), onde vive e trabalha. Graduado em Comunicação Social e com formação eclética, começou a produzir as suas primeiras pinturas no início da década de 1980 com o incentivo de Carlos Fajardo e Luiz Paulo Baravelli, seus professores na época. Estuda desenho e história da arte, tendo como inspiração os representantes do Expressionismo Abstrato. Mais tarde, descobriu a fotografia e, em seus ensaios, o seu olhar é constantemente atraído pelos lugares, objetos, pessoas, cores, ou seja, cenários que remetem à pintura. Em 2010, estudou a obra de Edvard Munch e passou a tê-la como referência, quando desenvolve uma série de pinturas, que classifica como “Figurativo Expressionista”.

Serviço
Abertura da 5ª Temporada de Exposições do MAB
Data: quinta-feira, dia 9 de novembro
Horários:
19h: conversa com os artistas
20h: abertura da 5ª Temporada de Exposições do MAB, lançamento de livros, declamações de poesias e apresentações musicais
Visitação: até 18 de fevereiro de 2018, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h
Visitas mediadas: podem ser marcadas pelo telefone 3381-6176
Endereço: Rua 15 de Novembro, 161 - Centro
Entrada franca

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl