Pular para o conteúdo principal

Kiko Stotz apresenta a exposição Visões do Imaginário no MAB


A 1ª Temporada de Exposições do Museu de Arte de Blumenau (MAB) em 2018 abrirá simultaneamente cinco exposições, entre elas Visões do Imaginário, do renomado artista blumenauense Kiko Stotz. A mostra inaugural do ano será lançada em clima festivo na noite de quinta-feira, dia 8, com obras de artistas locais ou radicados na cidade. As visitas às exposições podem ser feitas até 15 de abril, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h, sempre com entrada gratuita.
A diagramação das composições de Kiko Stotz é avaliada como uma arrojada organização espacial em que os ambientes, horizontes, pontos de fuga e perspectivas convidam o observador a entrar no cenário, onde é possível deparar-se com uma das principais qualidades do artista: um meticuloso, detalhista e perfeito domínio de desenho, base de suas obras. Ora destaca-se o traço seguro na ilustração dos motivos, ora o movimento das figuras no contexto da cena.
Em sua paleta de cores, uma gama de azuis perpassa toda a sua obra, já que a maioria das histórias acontece a céu aberto. Adentrando no universo pictórico de Kiko Stotz, o público se encontra com mágicos, filósofos e castelos, assim como espécies de animais e vegetais que estão em perigo de extinção. O artista almeja em cada obra transmitir uma mensagem subliminar ou direta, que influencie o comportamento humano, no sentido de promover a sustentabilidade.

Sobre o artista
Luiz Henrique Stotz é natural de Blumenau e formou-se em Engenharia Civil pela Universidade Regional de Blumenau (Furb). É pintor autodidata desde 1970, com influência dos grandes mestres da arte surrealista, como Salvador Dalí, René Magritte e Hieronymus Bosch. Desenvolveu a sua própria técnica para a pintura em tinta acrílica e a óleo. O trabalho do artista também pode ser acompanhado aqui.

Saiba mais
Abertura da 1ª Temporada de Exposições no MAB
Data: quinta-feira, 8 de março
Horários:
- 19h: conversa com os artistas
- 20h: abertura, lançamento de livros e apresentação musical
Visitação: até 15 de abril, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h
Visitas mediadas: telefone 3381-6176
Entrada franca

Assessor de comunicação: Sérgio Antonello

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl