Pular para o conteúdo principal

Pedro Gottardi expõe suas obras na Galeria do Papel


A proposta do artista plástico Pedro Gottardi é trazer para a Galeria do Papel uma série de obras nas quais o corpo humano é apresentado em formas poéticas. Suas obras mostram o visceral, a ação, o movimento, a energia, a constância e, principalmente, a dilatação de um corpo que se estende de um papel para a sua exterioridade. Gottardi está entre as atrações da 1ª Temporada de Exposições do Museu de Arte de Blumenau (MAB) do ano, que ainda terá outras quatro exposições simultâneas. A abertura ocorrerá nesta quinta-feira, dia 8, às 19h, na Fundação Cultural de Blumenau (FCBlu). As visitas às exposições podem ser feitas até 15 de abril, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h, sempre com entrada gratuita.
Para desenvolver essa série de obras, o artista precisou passar por diversas etapas. Um processo de criação em que a performance é o ponto de partida, sendo posteriormente registrada pela fotografia. A imagem editada transforma-se em arte digital e é impressa em papel fosco, recebendo depois interferência plástica com aquarela.
A professora de Arte da Furb, Carla Carvalho, diz que Gottardi utiliza a performance como parte do processo poético na medida em que visualidades se cruzam e se criam. “Usa de materialidades visuais para compor novos corpos, que poderiam ser o meu, o seu ou os vossos. Afinal, somos humanos de carne, que pulsa sangue e vida. Arte e vida dialogam num discurso que Pedro não distingue, pois ele está na arte assim como a arte está nele”.

Sobre o artista
O artista, ator, cenógrafo e escultor nasceu em Brusque, em 1989, e é acadêmico do curso de Artes Visuais da Furb. Integra o grupo de pesquisa em Artes e Estética na Educação. Sua atuação local inclui entre outros segmentos a arte, a educação e a produção cultural.

Saiba mais
Abertura da 1ª Temporada de Exposições no MAB
Data: quinta-feira, 8 de março
Horários:
- 19h: conversa com os artistas
- 20h: abertura, lançamento de livros e apresentação musical
Visitação: até 15 de abril, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h
Visitas mediadas: telefone 3381-6176
Entrada franca

Assessor de comunicação: Sérgio Antonello

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl