Pular para o conteúdo principal

ImaginAção é o nome da exposição de Belíria Boni no MAB


Belíria Boni produz as suas obras por meio da utilização de objetos e materiais descartados. A artista tem um fascínio por colher e recolher coisas que muitas vezes ainda não sabe para que vão servir, mas que irão se relacionar com outras e recriar objetos e histórias. Todo o seu talento poderá ser descoberto na 2ª Temporada de Exposições do Museu de Arte de Blumenau (MAB), que começa oficialmente com ampla programação na noite de 3 de maio, na Fundação Cultural de Blumenau (FCBlu). As visitas às salas podem ser feitas até 17 de junho, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h, sempre com entrada gratuita.
O raciocínio explorador de Belíria surge no conjunto de pequenas obras, resultantes da transformação do ferro e outros metais trabalhados com dobras, soldas e parafusos, que dão forma a objetos que constituem repertório tão particular que escapa às tentativas de categorização. “Duas forças antagônicas, de um lado a imagem da ideia em formação, de outro vários materiais, com características próprias, destituídos de suas funções originais. Uma indo ao encontro da outra, o elemento mental e o material se encontram e estabelecem diálogo, reinterpretam objetos comuns, como ferramentas, e concedem ao trabalho um tom de humor ou nostalgia trazido do descarte para o plano da arte”, descreve a gerente do MAB e curadora da exposição, Mia Ávila.
A mostra “ImaginAção” da artista Beliria Boni apresenta uma série de 33 obras que têm em sua composição ferramentas, molas, parafusos, arruelas e rolamentos que foram descartados, sucateados e destituídos da vida útil que tiveram um dia. “Nas mãos da artista passam por um processo de metamorfose e o que não tinha uso, que foi rejeitado, deixado inerte e esquecido, renasce com novo significado, rompe o tempo, nos traz tenras lembranças e o convite para que cada um a sua maneira faça sua apreciação estética”, conclui Mia Ávila.

Sobre a artista
Natural de Blumenau, Belíria possui habilitação profissional plena de Administração. Iniciou suas atividades artísticas em 1981 e segue fazendo pesquisas com materiais alternativos. Participou de diversos seminários, cursos, oficinas de artes e de mais de uma centena de exposições coletivas e individuais, cinco leilões e três salões, entre eles: recebeu premiação de 2º lugar em escultura no 3º Salão Internacional de Artes Visuais SINAP/AIAP (SP) e Troféu no 1º Festival Fritz Muller - Reciclarte. Está catalogada no Indicador Catarinense das Artes Plásticas e foi conselheira do MAB de 2010 a 2014. Integrou o Conselho Municipal de Políticas Culturais de Blumenau, de 2011 a 2013, e é associada à Associação Blumenauense de Artistas Plásticos (Bluap).

Serviço
Abertura da 2ª Temporada de Exposições no MAB
Data: quinta-feira, dia 3 de maio
Horários:
- 19h: conversa com os artistas
- 20h: abertura da 2ª Temporada de Exposições do MAB, lançamento de livros, declamação de poesias e apresentações musicais
Visitas: até 17 de junho, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h
Visitas mediadas podem ser marcadas pelo telefone 3381-6176
Entrada franca

Livros que serão lançados:
- Bernardo e o Vendedor de Maçãs, de Andréa Gustmann
- Pegadas Amigas - Despertando a Imaginação através do Lúdico, de Neida Rocha
- BIG - Um gato aventureiro cheio de travessuras e Poemas para crianças, de Cícero Pedro de Melo
- Mente Quântica, de Oto Muller

Mostras:
- Sala Especial: “Sinta-se no Vale”, de Maria Salette Engels Werling
- Sala Elke Hering: “ImaginAção”, de Belíria Boni
- Galeria Municipal de Arte/Sala Alberto Luz: “A Presença da Matéria”, de Leandro Serpa
- Galeria do Papel: Ricardo Kugler apresenta as suas fotografias compostas pelos reflexos de água
- Sala Roy Kellermann: “Pequenos altares para tesouros anódinos”, de Sandra Lapage

Assessor de comunicação: Sérgio Antonello

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl