Pular para o conteúdo principal

Museu de Arte de Blumenau restaura 100 obras do acervo


Contemplado pelo Prêmio Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura, o Museu de Arte de Blumenau (MAB) está realizando a higienização mecânica, troca de chassis e molduras de 100 obras de seu acervo, que foram identificadas e separadas em seis lotes com 15 unidades cada. De fevereiro a maio deste ano, já foram concluídos os trabalhos em três lotes, resultando em 45 obras higienizadas e com novos chassis e molduras.
O quarto lote seguiu para restauro no dia 17 de maio. “A intenção é que até o final de setembro as 100 peças do acervo estejam com novos suportes, molduras e em condições de serem expostas”, estima a gerente do MAB, Mia Ávila.

Nos três primeiros lotes foram contempladas obras de 27 artistas: Abelardo Zaluar, Aldo de Andrade, Beatriz Bona, César Otacílio, Clóvis Jr., Dietmar Hille, Elias Andrade, Franz Becker, Juarez Machado, Lenice Antonioli, Max Humpl, Meyer Filho, Miriam Medeiros, Pita Camargo, Reynaldo Manske, Reynaldo Pfau, Rony, Rosi Maria Darius, Roy Kellermann, Rubens Oestroem, S. Jensen, Silvia Teske, Silvio Pléticos, Sueli Beduski, Tadeu Bittencourt, Vânia Barroso Guedes e Willy Zumblieck.

Assessor de comunicação: Sérgio Antonello

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl