Pular para o conteúdo principal

Semana dos Museus tem visitas mediadas às exposições do MAB


A programação do Museu de Arte de Blumenau (MAB) para a Semana Nacional dos Museus contou com ação direcionada para profissionais da área de educação. Durante a semana, o espaço recebeu professores e funcionários dos Centros de Educação Infantil (CEIs) Profª. Teresa Raquel S. de Araújo e Thiago Anzini, e do Espaço de Educação Infantil Adélia Cardoso, totalizando a participação de 66 pessoas. As visitas mediadas às salas da 2ª Temporada de Exposições do MAB e também rodas de conversa tiveram como objetivo aproximar o professor do museu, fomentando reflexões sobre a importância do ensino das artes nas escolas.
Os encontros contaram com a presença das artistas expositoras Belíria Boni e Maria Salette Engels Werling, das artistas e conselheiras do MAB, Maristela Silveira e Ester Renaux (presidente), além de Gogo Casas e Cema Raizer, que contribuíram para um passeio guiado no Horto Botânico Edith Gaertner. “Que os museus sejam extensão da sala de aula, para que possamos juntos contribuir para que nossas crianças e adolescentes sejam estimulados a olhar, ver e pensar. Só assim essas visitas ganham existência e significado", comentou a gerente do MAB, Mia Ávila.
Para ela, é fundamental que profissionais que atuam em espaços culturais e educadores reflitam sobre o que diz a pioneira da arte-educação no Brasil, Ana Mae Barbosa: “você não pode ter educação sem arte. Arte está em tudo. É impossível pensar em educar alguém sem procurar despertar a consciência da arte. A arte coloca crianças e adolescentes em contato com suas emoções e também trabalha o lado racional”.

Assessor de comunicação: Sérgio Antonello

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl