Pular para o conteúdo principal

Semana dos Museus terá exposição de arte e moda


Os Museus de Arte (MAB), da Família Colonial e de Hábitos e Costumes, todos mantidos pela Fundação Cultural de Blumenau (FCBlu), estabeleceram parceria com a Faculdade de Tecnologia Senai/SC para incrementar a programação da Semana Municipal e Nacional dos Museus, que começa oficialmente na cidade nesta segunda-feira, dia 14.

Provocados pelo professor Marcelo Rodrigo Campos, da disciplina de História da Arte, os acadêmicos do curso Tecnológico em Design de Moda aceitaram o desafio de selecionar uma obra e, inspirados nela, desenvolver um objeto de design. A iniciativa resultou em oito trabalhos que revitalizam a relação entre a arte e a moda. Esses trabalhos poderão ser apreciados até esta sexta-feira, dia 18, no Espaço Memória Cultural de Blumenau, localizado no andar térreo da FCBlu, com entrada franca.

A gerente do MAB, Mia Ávila, entende que a parceria estabelecida amplia a acessibilidade e o diálogo entre a faculdade e as instituições museais. “Essa aproximação atende também a demanda de dar visibilidade às criações e produções desenvolvidas pelos acadêmicos”, acrescenta.

Saiba mais
14 a 18 de maio
Exposição Arte Moda, realizada em parceria com a Faculdade de Tecnologia Senai/Blumenau. A partir de pinturas, os acadêmicos projetarão um personagem específico em 3D
Horário: 10h às 16h
Local: Fundação Cultural de Blumenau - Espaço da Memória Cultural de Blumenau (Rua 15 de Novembro, 161 - Centro)
Entrada franca

15 e 17 de maio
Caminhada Cultural: com acompanhamento de personagens caracterizados e narrativas da história
Saída: 9h, da Fundação Cultural de Blumenau (Rua 15 de Novembro, 161 - Centro)
Roteiro:
- Praça Dr. Blumenau - Ribeirão Bom Retiro
- Rua Floriano Peixoto
- Centro Comercial Borba
- Igreja Matriz
- Castelinho Moelmann
- Teatro Carlos Gomes
Inscrições: pelo e-mail gerenciamab@fcblu.com.br (informe o dia de preferência)

18 de maio
Dia da Selfie nos Museus e espaços da Fundação Cultural de Blumenau, com obras, artistas e personagens históricos
Horário: 10h às 16h, nos Museus e no Mausoléu

19 de maio
Oficina: Introdução à Metaloplastia, em parceria com a Associação Blumenauense de Artistas Plásticos (Bluap)
Oficinante: Antonio Montibelle
Horário: 9h às 17h30 - carga horária 7 horas/aula
Local: Fundação Cultural de Blumenau - Espaço Elfy Eggert (Rua 15 de Novembro, 161 - Centro)
Valor: R$ 50 (associados da Bluap são isentos)
Inscrições: até 14 de maio pelo e-mail gerenciamab@fcblu.com.br

Assessor de comunicação: Sérgio Antonello

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl