Pular para o conteúdo principal

Abertura da temporada de exposições do MAB terá lançamento de livro


O jornalista, professor e escritor Gervásio Tessaleno Luz lança nesta quinta-feira, dia 5, o livro de crônicas Máximas do Barão de Itapuí, obra que resume um pouco das histórias do cronista que escolheu o Vale do Itajaí para morar. O evento ocorre durante a abertura da 3ª Temporada de Exposições do Museu de Arte de Blumenau (MAB), na Fundação Cultural de Blumenau, a partir das 19h. O livro é patrocinado pelo Fundo Municipal de apoio à Cultura de Blumenau. A entrada é gratuita e aberta ao público.
O escritor conta que andava com vontade de reunir crônicas que teriam o título Bichos, gente e coisas. Mas a sua coordenadora editorial, a escritora Terezinha Manczak, achou o título um tanto simplório. "Ao saber que em um empório da minha rua, a Itapuí, tinham me batizado, provavelmente por ironia, de Barão de Itapuí, um tanto pomposo, bolou o novo nome", explica com bom humor.
Segundo o escritor, o critério de seleção partiu de uma pesquisa sobre crônicas que merecessem ficar registradas em livro. "Tornou-se costume os escritores, depois de verem os textos impressos em jornais, selecionar os melhores e lançá-los em livros. O jornal passa, é esquecido. O livro garante a sua sobrevivência", acredita.

Sobre o autor
Gervásio nasceu em Rio do Sul no dia 25 de agosto de 1942. Aos 12 anos mudou-se para Blumenau, onde vive até hoje. Estudou em Curitiba e Rio de Janeiro. Adotou o pseudônimo de Tessaleno, incorporado ao verdadeiro nome, desde a sua estreia na imprensa em 1964. Respondeu pela direção da sucursal do jornal O Estado, durante a década de 1970. Exerceu o colunismo no Jornal de Santa Catarina nos anos 1980.
A coluna Tessaleno foi publicada em mais de 60 jornais e em quatro revistas. Dedicou-se ao jornalismo, ao magistério e à literatura. Lecionou as disciplinas de Língua Portuguesa, Oratória e Literatura nos mais importantes colégios de Blumenau. É autor dos livros Rio (2001), Crônica, doce crônica (2007), O pensamento vivo de Frei Odorico (2014) e A casa dos nonos (2015).

Saiba mais
Abertura da 3ª Temporada de Exposições no MAB
Data: quinta-feira, dia 5
Horário: 19h
Visitas: de terça-feira a domingo, das 10h às 16h, até 26 de agosto
Visitas mediadas: marcar telefone 3381-6176
Entrada franca

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl