Pular para o conteúdo principal

Exposição Sudários do Cerrado chega ao Museu de Arte de Blumenau



A exposição Sudários do Cerrado – água, terra, fogo e ar, é uma das atrações da 3ª Temporada de Exposições no Museu de Arte de Blumenau (MAB). A abertura do evento está marcada para esta quinta-feira, dia 5, às 19h, e terá a presença também de Marcelo Campos, autor deste trabalho formado por tecidos brancos ou tingidos com terra de Brasília, impressos com o carvão de árvores queimadas por incêndios florestais em áreas urbanas e rurais. A entrada é franca.
As impressões de Marcelo são produzidas a partir da colocação de tecidos encharcados com água sobre troncos e galhos queimados. Os tecidos ficam como ataduras nas árvores. "Os conjuntos envoltos nos galhos e troncos das árvores carbonizadas formam instalações artísticas. Afetam, modificam e ressignificam, temporariamente, paisagens críticas devastadas pela ação do fogo", explica a gerente do MAB, Mia Ávila.
Os Sudários do Cerrado são registros gráficos e artísticos do bioma, de espécies vegetais, de incêndios florestais e de padrões da natureza. A obra denuncia de forma poética um grave problema ambiental: a destruição do Cerrado no Brasil. O objetivo do autor é promover exposições itinerantes dessa obra no Brasil e no Exterior, em espaços públicos ou privados, desde que disponibilizem o acesso público e gratuito, indistintamente, divulgando a mostra nos meios de comunicação.

Sobre o artista
Nascido em Brasília (DF), em 1969, Marcelo iniciou sua formação em desenho e pintura em 1988 na escola de arte Cresça, coordenada à época por Glênio Bianchetti. Em 1999, ingressou na UnB e se formou Bacharel em Desenho Industrial. Prestou serviços de design gráfico, design de produto e ilustração a diversas empresas privadas, governo, jornais e agências. Em 2011, retomou os estudos e as atividades em arte, participando de cursos e workshops. Atualmente, trabalha com desenho, colagem e impressão em atelier próprio em Brasília. Atua também como diretor e produtor de TV.

Saiba mais
Abertura da 3ª Temporada de Exposições no MAB
Data: quinta-feira, dia 5
Horário: 19h
Visitas: de terça-feira a domingo, das 10h às 16h, até 26 de agosto
Visitas mediadas: 3381-6176
Entrada franca

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl