Pular para o conteúdo principal

COAVE e Grupo UNIASSELVI/Fameblu doam obra de arte ao MAB


Na noite de 9 de junho, durante a solenidade de abertura da exposição Anjos e Arcanjos do artista Suetonio Medeiros, o COAVE, em parceria com o Grupo UNIASSELVI/Fameblu doaram uma obra de arte ao Museu de Arte de Blumenau. A obra “Aracuã – Ave-símbolo de Blumenau” foi encomendada ao artista mineiro Raphael Dutra, especialmente para ser doada aos blumenauenses. Trata-se de uma obra em aquarela e guache sobre papel de algodão, devidamente emoldurada e identificada.

A obra, que apresenta três indivíduos de Aracuã (Ortalis guttata), ave eleita através de consulta popular e instituída oficialmente através da lei municipal no 6.010/2010, em 7 de dezembro de 2010 foi entregue à Sra. Mia Avila, Gerente do Museu de Arte de Blumenau – MAB. O ato contou ainda com a presença das senhoras Sueli Freygang, representando a Associação Blumenauense de Artistas Plásticos – BLUAP, e Gorete Casas, representando o Conselho Museu de Arte de Blumenau – MAB.

A referida obra possui cópias em papel fotográfico, que serão expostas nos campi das unidades do Grupo UNIASSELVI, parceiro do COAVE nos processos de eleições da Aves-símbolo e demais atividades do clube.

O COAVE e o Grupo UNIASSELVI/Fameblu esperam que a obra possa ser apreciada pela população blumenauense, e que a mesma lembre da sua importante participação na escolha deste importante símbolo ambiental.


Fonte: site Coave - Clube de Observadores de Aves do Vale Europeu http://www.coave.org.br/noticias.php?id=354 , postado em 10/06/2011

Nome vulgar: Aracuã
Nome científico: Ortalis guttata
Descrição: Com porte de uma galinha, a aracuã possui uma coloração geral parda. Ventre acinzentado e garganta avermelhada. O peito dá a impressão de ser escamado uma vez que as margens destas penas sâo brancas. Tamanho: 50 cm. Habitat: matos e capoeiras, sempre em pequenos bandos. Alimenta-se de frutos, insetos e sementes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl