Pular para o conteúdo principal

6ª Primavera dos Museus


Coordenada pelo Ibram, a 6ª Primavera dos Museus tem por objetivo chamar a atenção de museus e sociedade para o debate em torno de assuntos atuais por meio de atividades, como exposições, seminários, oficinas e palestras etc, que acontecem entre os dias 24 e 30 de setembro. Mais de 800 museus e outras instituições culturais têm programação confirmada na temporada.
O tema deste ano "A função Social dos Museus" homenageia os 40 anos da Declaração da Mesa Redonda de Santiago do Chile, realizada em 1972. A partir da assinatura da declaração, os museus passaram a ser entendidos como instituições a serviço da sociedade com importante papel na formação da consciência das comunidades.
A Fundação Cultural de Blumenau através do Museu de Arte de Blumenau, Museu da Família Colonial e Museu de Hábitos e Costumes, dentro da programação de ações previstas para a 6ª. Primavera dos Museus, promoverá:
- Exposição Temporária sobre Máquinas e Fotografias, no Museu da Família Colonial. Visitação até 18 de novembro, das 10 às 16 horas.
- Exposição  O homem e seus objetos de uso, no Museu de Hábitos e Costumes. Visitação até 7 de outubro, das 10 às 16 horas.
- Oficina de Escultura com material alternativo, destinada a artistas, professores, arte-educadores. Ministrada pela artista plástica e escultora Beliria Boni, nos dias 25 e 26 de setembro, das 13  às 17 horas, no Museu de Arte de Blumenau.

- Exposição das obras realizadas na oficina de Escultura com materiais alternativos, nos dias 26 e 27 de setembro, na Fundação Cultural de Blumenau. Curadoria da artista plástica e escultora Beliria Boni

- Uma tarde no museu, promovida pelos Museu de Artes de Blumenau, Museu da Família Colonial e Museu de Hábitos e Costumes, no dia 27 de setembro, das 14 às 16h30. Nessa tarde alunos terão a oportunidade de vivenciar uma tarde no museu,conhecendo o cemitério dos gatos, personagens da história, contando ainda com a apresentação da Banda Municipal de Blumenau.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl