Pular para o conteúdo principal

Capacitação permite novo olhar para museus
Fundação Cultural de Blumenau comunica a abertura do período de inscrições para oficinas museológicas.

Foto: Divulgação / FCB
A Fundação Cultural de Blumenau, através dos museus de Arte de Blumenau (MAB), da Família Colonial e de Hábitos e Costumes, estabeleceu parceria com o Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina/Fundação Catarinense de Cultura para sediar as oficinas "Comunicação Museológica" e  "Ação Educativa e Acessibilidade em Museus" , que fazem parte do Programa de Capacitação Museológica  promovido pelo SEM/SC - Fundação Catarinense de Cultura. As oficinas estão programadas para o período de 16 a 19 de setembro, das 8h30 às 17h30, na FCB, com uma hora de almoço. São destinadas a profissionais que atuam em museus e o número de vagas é limitado a 35 participantes.

As opções
A Oficina Módulo 5 trata da Comunicação Museológica e será ministrada por Viviane Wermelinger, museóloga do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP. O conteúdo engloba os seguintes itens: Conceitos de museu, museografia; expografia e comunicação; Diferentes formas de comunicação/divulgação do museu (interna e externa); Tipologias de exposição; Adaptação de espaços em prédios tombados e projetos de novos museus; Elementos e recursos expográficos: espaço, suportes, forma, cor, som, luz, texturas, imagens, textos e outros; Exposição e conservação; Discurso expográfico; As exposições e seus diferentes públicos; Processos de documentação e divulgação da exposição; e Pesquisa e avaliação da exposição.
A Oficina Módulo 6 é sobre Ação Educativa e Acessibilidade em Museus, e será ministrada por Elaine Machado, coordenadora do setor educativo do Museu  Nacional de Imigração e Colonização de Joinville. O conteúdo envolve os seguintes temas: Conceitos e relação entre museu e educação; Educação e cidadania: o compromisso social do museu; Museus, educação e patrimônio: desafios contemporâneos; Planejamento e implantação de programas educativo-culturais em museus; Exemplos e práticas de projetos educativos que envolvam museu, escola, professores e comunidade; Conceito de acessibilidade universal; e Diferentes formas e práticas de acessibilidade em museus.

Serviço:
O que: Oficinas de Capacitação Museológica
Quando: de 16 a 19 de setembro
Horário: das 8h30 às 17h30, com intervalo de uma hora para almoço
Onde: Fundação Cultural de Blumenau (Rua XV de Novembro, 161, Centro)
Inscrições gratuitas

Como participar
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas acessando: http://www.fcc.sc.gov.br//pagina/16570/inscricoesabertasparaasoficinasdoprogramadecapacitacaomuseologicadosemsc

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl