Pular para o conteúdo principal

Salão Elke Hering abre em horários alternativos
MAB recebe grupo de professoras e a alunos de CEI em horários especial.

Na quinta-feira, dia 17 de julho, o Museu de Arte de Blumenau (MAB) abriu as portas em período noturno para receber grupo de 15 professoras e coordenadora pedagógica do Centro de Educação Infantil  Paulo Tallmann. A visita programada pela coordenadora pedagógica Tátila C. Leite de Oliveira teve como objetivo propiciar às professoras conhecer as atividades desenvolvidas pelo MAB e visitar a mostra do 11º Salão Elke Hering.
O grupo foi recebido na Sala Especial, onde a gerente do MAB Mia Avila fez uma explanação sobre o museu, a Fundação Cultural de Blumenau, os espaços culturais e atividades da casa. Após esse primeiro momento, foi apresentado um breve histórico do Salão Elke Hering (sua origem, objetivos, edições realizadas, funcionamento etc). Para fornecer maior subsídios para entendimento e discussão, foi apresentado o documentário "Ausência é só lembrar", que conta um pouco da vida e da obra de dois dos maiores entusiastas da arte catarinense Lindolf Bell e Elke Hering e a importância deles no cenário cultural catarinense. O documentário idealizado por Cristiane Soethe e produzido pela TV Legislativa, tem duração de duração de 40 minutos.
A segunda etapa da atividade foi de conhecimento e apreciação dos trabalhos apresentados na mostra do Salão Elke Hering. Especial atenção foi dada às obras que apresentam maiores possibilidades de serem trabalhadas em sala de aula com as crianças. Nessa troca de experiências, as professoras identificaram técnicas que podem ser desenvolvidas. Diante do interesse demonstrado pelas professoras, Mia ficou de fazer uma visita ao CEI Paulo Tallmann, estendendo o convite à artista Belíria Boni, para desenvolverem atividades com os alunos. As professoras também visitaram a exposição {Aquarelas, Píncéis e Botões} da artista Inge Lauterjung, na Sala 30 da Fundação Cultural de Blumenau.
Na manhã desta sexta-feira, dia 18 de julho, o MAB recebeu 19 alunos, de 4 a 6 anos, do CEI Manoela Reinert. As crianças visitaram as salas de exposição. Estimuladas a fazer leitura dos trabalhos expostos, estabeleceram relação das obras Café da Manhã e Tangerinas de Denise Dubiella, Apenas uma mentirinha de Priscila do Santos e Fragmentos de Marcelo Rebelo de Souza, com situações de seu cotidiano. Finalizando a visita, os alunos desenvolveram em grupo atividade educativa, que terá continuidade na escola segundo programação planejada pela professora.
A visitação à mostra ficará aberta ao público até o dia 21 de julho, no horário das 10h às 16h.

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl