Pular para o conteúdo principal

Fundação Cultural promove encontro sobre museologia

A 14ª Semana Nacional dos Museus terá em sua programação o Encontro Museologia: Processos e Teoria. A iniciativa significa mais uma oportunidade de conhecimento para profissionais que atuam em espaços museais e estudantes de museologia. O encontro promovido pela Fundação Cultural de Blumenau em parceria com o Museu Hering e Grupo de Estudos e Pesquisas Museológicas do Vale do Itajaí está previsto para o dia 16 de maio.


A programação especial terá duas palestras no Cine Teatro Edith Gaertner, da Fundação Cultural de Blumenau. Uma delas tratará sobre o acervo museológico como fonte de pesquisas: experiências de trabalho com acervos indumentários. A outra será sobre introdução à museologia e à história dos museus. As inscrições gratuitas podem ser feitas até 12 de maio pelo e-mail gerenciamab@fcblu.com.br ou telefone (47) 3381-6176.

Programação

O que: 14ª Semana Nacional dos Museus
Palestra 1: O acervo museológico como fonte de pesquisas: experiências de trabalho com acervos indumentários
Palestrante: Daniel Philipp Knopp
Quando: 16 de maio, das 9h às 11h
Conteúdo:
- A importância do processo de catalogação de acervos para a preservação das informações intrínsecas e extrínsecas nele contido
- As especificidades da catalogação de indumentária: conhecimento técnico x interpretação das finalidades de usos e costumes (manual de catalogação)
- Cuidado necessário com o manuseio e aguarda de indumentárias
- Como a moda pode ser pesquisada e comunicada

Palestra 2: Introdução à museologia e à história dos museus
Palestrante: Valdemar de Assis Lima, museólogo e professor do curso de Museologia da Universidade Federal de Santa Catarina
Quando: 16 de maio, das 14h às 17h
Conteúdo:
- Os museus são espaços privilegiados que permitem o conhecimento da cultura local e, assim, preservam e contam a história de um povo. Sua origem remete ao termo grego mouseion, que significa casa das musas. Assim como na Europa, no Brasil, também há experiências museológicas no período da dominação holandesa em Olinda, Pernambuco, bem como a criação da Casa de História Natural, popularmente chamada "Casa Xavier dos Pássaros"
- Consideram-se museus as instituições sem fins lucrativos que conservam, investigam, comunicam, interpretam e expõem, para fins de preservação, estudo, pesquisa, educação, contemplação e turismo, conjuntos e coleções de valor histórico, artístico, científico, técnico ou de qualquer outra natureza cultural, abertas ao público, a serviço da sociedade e de seu desenvolvimento. Tais conceitos serão dialogados na palestra "Introdução a Museologia e a história dos museus", trazendo noção aos profissionais que atuam nessa área a dinâmica e importância desses espaços para a preservação da cultura local.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl