Pular para o conteúdo principal

Gráfica da Fundação Cultural ganha painel histórico


A partir do convite feito pela gerente do Museu de Arte de Blumenau (MAB) Mia Avila, a coordenadora do Curso de Artes Visuais da Universidade Regional de Blumenau (Furb) Rozenei Wilvert Cabral direcionou para o segundo semestre da disciplina de Desenho 2 a possibilidade dos alunos desenvolverem um projeto de painel para a parede da gráfica da Fundação Cultural. Na última quarta-feira, dia 14 de dezembro, parte do grupo esteve no local para finalizar o trabalho e registrar imagens das coloridas obras que revitalizaram o ambiente.
Levada a proposta para sala de aula, os alunos se debruçaram sobre imagens do espaço e fizeram um brainstormacerca do que poderiam executar e incluir no projeto do painel. A partir de um briefing, houve uma pesquisa de imagens e o exercício de alguns croquis para estruturar as ideias que vinham alimentando o grupo.
Os universitários pensaram primeiramente na inclusão de artistas locais e algumas estruturas consideradas tradicionais. Mas a escolha recaiu sobre obras de Elke Hering, Guido Heuer, Pedro Dantas, Telomar Florencio, Maestro Geier, Edith Gaertner e construções do Teatro Carlos Gomes, da concha acústica da Prainha, a ponte da estrada de ferro, a torre da Catedral São Paulo Apóstolo e outros elementos que contemplam a história de Blumenau.
Hoje fazem parte da paisagem do local o dirigível que passou pela cidade, a vaca que segundo o folclore fez o desenho da Rua XV de Novembro, as capivaras que se espalham nas margens do rio, os gatos que compõem o cenário histórico do bosque e integram o cemitério, um grafite que remete à Furb, o vapor que circulou pelo Itajaí-Açu e também as enchentes que assolam periodicamente a cidade.
Tudo isso integra a cultura e a história do município. Os desenhos foram executados em cores e aprovados pela Fundação Cultural. A partir da liberação do espaço, os acadêmicos se reorganizaram para a finalização da obra. Voluntariamente, os alunos se dirigiram ao local cercado pela mata para concluírem o painel.
O painel dos alunos faz parte do projeto de revitalização do Horto Botânicoa Edith Gaertner, entregue à comunidade por ocasião da celebração dos 166 anos do município. “O jardim do horto botânico recebeu novas mudas, obtidas e plantadas por Ricardo Hass, e iluminação. O gato Sittah, produzido pelo Grupo Barbotina, painéis artísticos de autoria dos irmãos grafiteiros Chamba e Joba e da Bluap foram pintados nos muros da propriedade que pertenceu ao Dr.Blumenau”, lembra Mia Avila. “O local conta ainda com painel histórico fotográfico, com imagens adesivadas, e painel das helicônias produzido por Cema Raizer e Sueli Freygang. Impossível não ser envolvido por tanta beleza natural, histórica e artística, a gente chega a esquecer que está no Centro da cidade!".

Quem são os artistas
Amanda Stefanes Ribeiro
Ana Flavia Rodrigues Costa
Ana Paula Marcellino
Bruno Cordeiro da Rocha
Edinei Tomelin
Eduarda Hermes Suchara
Felipe Augusto Machado
Gustavo Baseggio
Izadora da Costa
Jackeline Pellense Batista
Jessica Ariana Reinert
Julia Roos Leite
Larissa Perini
Maria Eduarda Doin Gama
Marili Wessner Schneider
Mônica Manoela Burghardt da Silva
Pâmela Regina da Silva Bittelbrunn
Pedro Gottardi
Regina Merini Valcanaia
Thiago Stefanello Felix dos Santos

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl