Pular para o conteúdo principal

Museu de Arte receberá obras doadas pelo Instituto Itaú Cultural

O Museu de Arte de Blumenau (MAB) receberá a doação de cinco peças do acervo do Instituto Itaú Cultural, após participar de chamamento público realizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), responsável por intermediar a doação de 775 obras para os museus brasileiros, sem ônus. A entrega das peças deverá ocorrer nos próximos 90 dias.
Todos os museus do país, públicos e privados, tiveram oportunidade de manifestar interesse por uma ou mais obras disponíveis na listagem. Os pedidos foram analisados em conformidade com os requisitos e critérios de avaliação constantes no chamamento público. Também foi considerada a pertinência de incorporação dos itens aos acervos, tendo em vista a caracterização e missão do museu.
“Considerando que participaram do chamamento público museus de todo o Brasil, tivemos uma boa representatividade no número de obras recebidas”, comemora a gerente do MAB, Mia Ávila. “O acervo do MAB conta com 61 gravuras (xilogravura e litogravura) e 18 serigrafias, e receber em doação obras dos artistas relacionados agregará valor e significado à reserva técnica do nosso museu”, comenta. A presidente do Conselho Consultivo do MAB, Ester Renaux, manifesta satisfação com a notícia recebida. “O atendimento pelo Ibram e Instituto Itaú Cultural, da solicitação encaminhada pelo MAB, é um indicador de credibilidade do museu”.

Peças que serão destinadas ao MAB
Litografia, 39/120, de autoria de Cláudio Tozzi;
Litografia, 21/30 - título Dina, 2001, de autoria de Maria Bonomi;
Litografia, 35/40 - título Onde estamos, 1994, de autoria de Renina Katz;
Litografia, 14/30 - título Olhou e viu, 1997, de autoria de Renina Katz;
Litografia, 58/60 - s/t, 1994, de autoria de Renina Katz.

Autores das obras doadas
Cláudio Tozzi é arquiteto, pintor, desenhista e programador visual brasileiro. Cursou arquitetura e urbanismo na FAU/USP. Sua carreira teve início no XI Salão de Arte Moderna, em 1963, antes mesmo de entrar para a faculdade. Em 1980, criou painéis para espaços públicos em São Paulo e Rio de Janeiro. Expôs seus trabalhos em várias exposições nacionais e internacionais.
Maria Bonomi é uma renomada artista plástica ítalo-brasileira que trabalha como gravadora, escultora, pintora, muralista, curadora, figurinista, cenógrafa e professora. Iniciou na gravura em 1954, tendo como mestre Livio Abramo. Em 1960, fundou em São Paulo o “Estúdio Gravura” em sociedade com Livio, de quem foi assistente até 1964. A artista foi uma das personagens reais retratadas na minissérie “Um só coração”, exibida em 2004 pela Rede Globo.
Renina Katz é gravurista, desenhista, aquarelista, ilustradora e professora. Lecionou gravura no MASP e na Fundação Armando Álvares Penteado (Faap). Permaneceu por 28 anos como docente na FAU/USP.

Assessor de comunicação: Sérgio Antonello

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl