Pular para o conteúdo principal

Kelly Kreis e José Dias da Cruz expõem no MAB


Uma das atrações da 4ª Temporada de Exposições do Museu de Arte de Blumenau (MAB), que abre nesta quinta-feira, dia 13, é a mostra dos artistas Kelly Kreis e José Maria Dias da Cruz. Em seus trabalhos, eles discutem as questões das artes visuais, ou seja, linhas, texturas e cores. A quarta temporada do ano reunirá 13 artistas consagrados e emergentes de diferentes gerações e linguagens.
A programação começa às 19h com uma conversa com os artistas, depois acontece a abertura oficial das salas expositivas, lançamento de livro, declamação de poema e apresentações musicais. A quarta temporada do ano permanecerá aberta a visitas até 21 de outubro, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h. A entrada é franca.
Na mostra, Kelly Kreis participa com dois desenhos a nanquim, duas xilogravuras e duas pinturas. Já José Maria Dias da Cruz, considerado um mestre, apresenta três pinturas e duas assemblages de pintura, poesia e teoria da pintura.
O diálogo entre os dois artistas se dá por um saber do olho que é muito mais do que uma simples percepção. Os artistas consideram que o fazer de suas obras são experiências e vivência que se transformam em fatos plásticos.

Sobre os artistas
José Maria Dias da Cruz nasceu em 1935 no Rio de Janeiro, é considerado um mestre da pintura tamanha carga teórica e intelectual com a qual atravessa o manuseio das tintas e das cores. Atualmente vive e trabalha em Florianópolis. Foi professor na Escola de Artes Visuais do Parque Lage no MAM (RJ). Teve a oportunidade de conviver com Pancetti, Milton Dacosta, Santa Rosa, Iberê Camargo, Di Cavalcanti, entre outros, além de ter estudado na Europa com Emilio Pettoruti.
Kelly Kreis nasceu em Florianópolis em 1973. Iniciou os estudos formais em arte na EMBAP, Curitiba, de 1992 a 1993. Ingressou no curso de bacharel em pintura e gravura na Udesc em 1995, mas graduou-se em artes plásticas/habilitação em licenciatura em 2012. Estudou gravura no Espaço Oficinas do CIC em Florianópolis entre 1999 e 2001. Já participou de 20 coletivas e cinco exposições individuais, duas das quais no MAB. Em 2011, fundou o Espaço de Arte Árvore da Felicidade onde ministra aulas de desenho e pintura.

Serviço
Abertura da 4ª Temporada de Exposições no MAB
Data: quinta-feira, 13 de setembro
Horários:
19h: conversa com os artistas expositores
20h: abertura da 4ª Temporada de Exposições do MAB, lançamento do livro, declamação de poema e apresentações musicais
Visitas: até 21 de outubro, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h
Visitas mediadas podem ser marcadas pelo telefone 3381-6176
Entrada franca

Exposições
Sala Especial: Xilogravura: a poética do olhar – 40 anos de trajetória, de André de Miranda
Sala Roy Kellermann: Deambulações, de Jociele Lampert
Sala Elke Hering: Kelly Kreis e José Maria Dias da Cruz
Galeria Municipal de Arte/Sala Alberto Luz: Sobreposição e deslocamento, de Carlos Pileggi, Daniel Antonio, Daré, Élcio Miazaki, Mariana Whately, Sandra Lapage, Santacosta e Thais Stoklos
Galeria do Papel: Cooperação, de Tomas Barth
Mausoléu Dr.Blumenau e Espaço da Memória Cultural de Blumenau: Enigma da Visão - curadoria de Luiz Brugnera e Mássimo Scaringela – parceria com a Mostra Sul Blumenau
Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl