Pular para o conteúdo principal

Blumenau comemora o Dia Internacional dos Museus


Para celebrar o Dia Internacional dos Museus (18 de maio), a Fundação Cultural de Blumenau promoveu na manhã do último sábado o evento “Antiquoa - 1ª Mostra de Museus”, que levou ao conhecimento da comunidade atividades que são desenvolvidas pelos museus participantes, contando também com apresentações culturais. O tempo instável não tirou a alegria dos organizadores do evento, nem do público que se interessou em conhecer os estandes dos museus e participar das atividades programadas na Praça Dr. Blumenau.

Quem passou pela mostra manteve contato com um pouco da história da família e da marca Hering, com a réplica da primeira camiseta produzida pela fábrica. O público também pôde ver um livro tátil, bonecos do Dr. Blumenau e de Bertha Repsold, quebra-cabeças, bolinhas de gude, peças usadas no futebol de botão, carrinhos de madeira, entre outros artefatos.

Os personagens da história local também estiveram presentes. Profissionais dos museus e público interagiram com o Museu de Arte (MAB), posando para imagens e criando autorretratos. A Semana Municipal dos Museus foi instaurada em Blumenau pela Lei Número 8.316, de 22 de agosto de 2016.

Quem participou
Ecomuseu Dr. Agobar Fagundes
Museu de Arte de Blumenau (MAB)
Museu da Cerveja de Blumenau
Museu de Ecologia Fritz Müller
Museu da Família Colonial
Museu de Hábitos e Costumes
Museu Hering

Feirantes
Bona Pimenta
Artin Blu - enfeites para cabelo
Sorvete do Vale Artesanal
Hanik Alimentos
Sandra Pinheiros - artesanato/bonecas de pano
Kriadopano – bonecos

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl