Pular para o conteúdo principal

Tarde cultural movimenta o Outubro Rosa

O Museu de Arte de Blumenau (MAB), sob a coordenação da Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC), participa da mobilização que se instaura na cidade, somando esforços com a Rede Feminina de Combate ao Câncer para divulgar o movimento de prevenção e combate à doença. O objetivo é promover ações culturais que aproximem a SMC das mulheres que estão em fase de tratamento. Com esse intuito, promove, nesta terça-feira, dia 15 de outubro, a Tarde Cultural. O evento espera a presença de aproximadamente 60 convidadas integrantes da diretoria da Rede Feminina, voluntárias e mulheres que estão em tratamento.

A diretora do Patrimônio Histórico e Museológico, professora Sueli Petry, fará uma breve apresentação sobre o histórico do Dr. Hermann Otto Blumenau, através de visita guiada ao Mausoléu Dr. Blumenau. A Banda Municipal se apresenta com a formação típica para a Oktoberfest, com um convite à participação e dança. “Para selar a parceria, será servido um saboroso café”, salienta a gerente do MAB, Mia Ávila. “Há seis anos esse evento se repete nas instalações da Secretaria Municipal de Cultura, em clima de muita animação que contagia as participantes que entram no ritmo, cantam, dançam e se confraternizam.”

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização promovida por entidades no mês de outubro. As ações são dirigidas à sociedade e em especial às mulheres. “O bjetivo é informar e alertar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama”, diz Mia Ávila. “O nome remete à cor do laço que simboliza mundialmente a luta contra o câncer de mama visando estimular a participação da população, empresas públicas e privadas e demais entidades.”

O movimento surgiu em 1990, em Nova Iorque, na primeira Corrida pela Cura. Em 1997, as entidades das cidades de Yuba e Lodi, nos Estados Unidos, começaram a promover atividades voltadas para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. O mês de outubro foi escolhido para simbolizar as ações  e atualmente o Outubro Rosa é promovido pelas cidades de diferentes países.

Programação
13h30: recepção das convidadas
13h45: abertura do evento
14h: Conversa com a professora Sueli Petry
14H30: Apresentação da Banda Municipal de Blumenau
16h: Confraternização café.
16h45: Encerramento

Serviço:
O que: Outubro Rosa - Tarde Cultural
Promoção: MAB/Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais e Rede Feminina de Combate ao Câncer de Blumenau
Quando: 15 de outubro
Horário: das 13h30 às 17h
Local: Espaço Elfy Eggert - da SMC (Rua XV de Novembro, 161, Centro)

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl