Pular para o conteúdo principal

Programação realça o orgulho da consciência negra

A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC), o Museu de Arte de Blumenau (MAB) e o Coletivo Feminista de Mulheres Negras Antonieta de Barros, convidam para o evento Orgulho da Consciência Negra: Educação, Arte e Cultura. A programação conta com palestras, exposições e apresentações que terão início segunda-feira, dia 18 de novembro, na SMC.

Saiba mais

Evento: Orgulho da Consciência Negra em Blumenau: Educação, Arte e Cultura

Quando: 18 a 21 de novembro

Local: Secretaria Municipal de Cultura  e Relações Institucionais (Rua XV de Novembro , 161 Centro)

Programação

Dia, 18, segunda-feira, às 19h
Palestra: Grafite como ferramenta pedagógica na arte educação. Projeto de pesquisa do palestrante Lucas Caetano, graduado em pedagogia pela Faculdade Uniasselvi/Famesul e em pesquisa e prática pedagógica no IFSC Gaspar.

O Projeto propõe a valorização da Arte do Grafite, essa linguagem artística que está estampada nas grandes metrópoles do país e do mundo. A utilização dessa ferramenta pedagógica é um apoio para a compreensão da técnica e da arte do grafite relacionando-o com as práticas cidadãs na busca de um espaço prazeroso, saudável e dinâmico, proporcionando a autoestima e a autonomia do sujeito participante. Por se tratar de uma arte contemporânea, é necessário esclarecer algumas inquietações relacionadas ao tema proposto e analisar o contexto histórico. A mediação será feita pelos artistas/grafiteiros Felipe Costa e Pilaco Under.

Nessa mesma noite, os artistas Carolina Gabriela, Felipe Costa e Pilaco Under  abrem exposição com painéis artísticos de suas autorias, no Espaço da Memória Cultural de Blumenau (piso térreo da SMC). O Baque Mulher do Maracatu Capivara marcará presença com apresentação.

Dia 20, quarta-feira, às 19h

Palestra: Femininismo Negro e Interseccionalidade, com a professora e filósofa Halina Leal, no Auditório Edith Gaertner da Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais.
Sobre a palestra: Os processos de opressão feminina, quer em função de um sistema patriarcal ou da intersecção do patriarcado com relações de dominação a partir de origens étnico-raciais, vêm sendo analisados e problematizados cada vez mais. Na palestra Interseccionalidade e Feminismo Negro, serão examinadas e discutidas, por um lado, a inseparabilidade estrutural entre patriarcado, sexismo, racismo e suas articulações que implicam em múltiplas situações de opressão sofridas pelas mulheres negras. Por outro lado, serão analisadas algumas consequências dessas opressões como, por exemplo, o lugar social ocupado por tais mulheres, lugar este muitas vezes caracterizado pela violência, apagamento e não pertencimento a diversos ambientes.

Sobre a palestrante: Halina Macedo Leal é Bacharel em Filosofia pela UFRGS (1998), Mestre em Filosofia pela UFSC (2001) e Doutora em Filosofia pela USP (2005), com estágio na Universidade de Stanford, Califórnia. Possui Pós-Doutorado em Filosofia pela Unioeste (2014). É professora da Furb e líder do Genera - Grupo de Pesquisas em Gênero, Raça e Poder - Furb.

Dias 19 e 21

Visitas mediadas à exposição de painéis artísticos de autoria de Carolina Gabriela, Felipe Costa e Pilaco Under, mediante agendamento pelo telefone (47) 3381-6176.

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl