Pular para o conteúdo principal

Semana da Consciência Negra movimenta segmento cultural

Começou na noite de segunda-feira, dia 18 de novembro, na Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC), a programação do evento Orgulho da Consciência Negra: Educação, Arte e Cultura. A iniciativa da SMC e do Museu de Arte de Blumenau (MAB) conta com a parceria do Coletivo Feminista de Mulheres Negras Antonieta de Barros.

O público acompanhou uma palestra sobre arte urbana e sua aplicação na Educação, resultado de pesquisa de Lucas Caetano, a exposição mediada com painéis artísticos de Carolina Gabriela, Felipe Costa e Pilaco Under, e a apresentação do Baque Mulher Maracatu Capivara. Prestigiaram as ações profissionais da área da Educação, acadêmicos, artistas e público interessado nos temas propostos pelos organizadores.

O secretário de Cultura Rodrigo Ramos acompanhou todo o evento. “A programação da Semana da Consciência Negra está sendo ampliada. A participação de bom público na abertura é um indicador de que estamos caminhando de forma coletiva e certa”, comenta.
Segundo a gerente do MAB, Mia Ávila, o evento vem sendo desenvolvido na formatação atual desde o ano passado. “A iniciativa tem como enfoque a educação, arte e cultura. O objetivo é propiciar momentos de reflexão e conscientização sobre o movimento”, destaca. 
A programação da semana continua com visitas mediadas às exposições do MAB. Também está prevista para esta quarta-feira, dia 20 de novembro (Dia da Consciência Negra), às 19h, uma palestra sobre “feminismo e inteseccionalidade”, que será ministrada pela professora e filósofa Halina Leal.

Saiba mais
Palestra: Feminismo e Interseccionalidade por Halina Leal
Quando: quarta-feira, dia 20 de novembro, às 19h
Local: Cine Teatro Edith Gaertner - Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (Rua 15 de Novembro, 161, Centro)
Entrada gratuita

Sobre a palestra
Os processos de opressão feminina, quer em função de um sistema patriarcal ou da intersecção do patriarcado com relações de dominação a partir de origens étnico-raciais, vêm sendo analisados e problematizados cada vez mais.
Na palestra Interseccionalidade e Feminismo Negro, serão examinadas e discutidas, por um lado, a inseparabilidade estrutural entre patriarcado, sexismo, racismo e suas articulações que implicam em múltiplas situações de opressão sofridas pelas mulheres negras. Por outro lado, serão analisadas algumas consequências dessas opressões como, por exemplo, o lugar social ocupado por tais mulheres, lugar este muitas vezes caracterizado pela violência, “apagamento e não pertencimento” a diversos ambientes.

Sobre a palestrante
Halina Macedo Leal é Bacharel em Filosofia pela UFRGS (1998), Mestre em Filosofia pela UFSC (2001) e Doutora em Filosofia pela USP (2005), com estágio na Universidade de Stanford, Califórnia. Possui Pós-Doutorado em Filosofia pela Unioeste (2014). Professora da Furb e líder do Grupo de Pesquisas em Gênero, Raça e Poder (Genera), da Furb.

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl