Pular para o conteúdo principal

Exposição "Sobre Cadeiras" chega à Galeria do Papel

A mostra Sobre Cadeiras, apresentada na Galeria do Papel, reúne seis desenhos em diferentes técnicas, dimensões e suportes. A coleção produzida pelo artista blumenauense Felipe da Costa faz parte de uma série de 27 obras, algumas delas produzidas em 2019 dentro de uma barbearia. Os trabalhos integram a 1ª Temporada de Exposições do Museu de Arte de Blumenau (MAB), que abre ao público quinta-feira, dia 12 de março, às 19h. A entrada é franca.

Em seu texto “A pesquisa e a liberdade poética”, a doutora em Educação, líder do GP Arte e Estética na Arte e professora da Furb, Carla Carvalho, escreve: “A exposição brinca com a imagem de uma cadeira, impossível não lembrar de um ícone... Van Gogh. Segundo Felipe, ao colocar na rede social sua primeira cadeira, muitos associaram àquela cadeira. O que faz com que um jovem artista de Blumenau olhe uma cadeira com um olhar sensível e a desenhe? Qual a relação desse movimento vivido por ele e por Van Gogh há mais de um século? Não tenho respostas, nem sei se quero ter, o que me move são os encontros, e esse é um feliz encontro”. 

Felipe da Costa, também conhecido no meio artístico como Coff, nasceu em Blumenau. Iniciou a trajetória na arte de rua, conhecendo movimentos como o Pixo e mais tarde aprendendo a fazer grafites com o primo Charles (Pilaco), pintando muros e prédios da cidade com o pseudônimo Coff. Em 2017, aprende sobre tatuagem no estúdio Lazuli. Ao longo de 2019, continua fazendo grafite, mas mantendo foco na produção em ateliê.

Saiba mais
1ª Temporada de Exposições no MAB
Abertura: quinta-feira, dia 12 de março
Local: MAB – Secretaria Municipal de Cultura (Rua 15 de Novembro, 161, Centro)
Horários:
19h: conversa com os artistas expositores
20h: abertura da temporada, lançamento de livros, declamação de poemas e apresentação musical

As exposições do MAB
“Paródia do testemunho ocular”, de Rafael Ramos (São Paulo/SP)
“Passagem”, de Sonia Wysard (Rio de Janeiro/RJ)
“Abaixo da Superfície”, de Kelly Kreis (Florianópolis/SC)
“Até que a morte os separe”, de Martha Ozol (Florianópolis/SC)
“Sobre Cadeiras”, de Felipe da Costa (Blumenau/SC)”
Visitas: até 22 de abril, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h
Visitas mediadas: podem ser marcadas pelo telefone (47) 3381-6176

Classificação indicativa de idade: Livre
Entrada franca

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl