Pular para o conteúdo principal

Cultura homenageia os artistas plásticos


A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau (MAB), no dia do Artista Plástico, 8 de maio, prestam homenagem a todos os artistas que através de movimentos e significados tecem a trama da condição humana e promovem com suas poéticas e técnicas um campo de experiências reflexivas que transformam nosso olhar e o pensar.
Desde sua fundação, em dezembro de 2004, o MAB foi e é palco de muitas exposições, encontros, reuniões, oficinas e variados eventos. Seria impossível nominar todos os artistas que já passaram por seus espaços. “Para expressar nosso respeito e gratidão, homenageando os artistas Alberto Luz, Elke Hering, Pedro Dantas e Roy Kellermann, que dão nome às nossas salas expositivas, homenageamos e agradecemos a todos os demais artistas, desejando que brevemente nossos contatos não sejam só virtuais e que possamos voltar a desfrutar desses momentos tão especiais, registrados e guardados principalmente em nossas memórias afetivas”, destaca a gerente do museu, Mia Ávila.

Com um até breve, fica para reflexão uma frase da artista Elke Hering: “O artista é uma espécie de sismógrafo dos movimentos psíquicos e espirituais de sua época. Desta forma ele não é o que “decora” as paredes e os espaços, mas fala de toda uma problemática do ser humano, o que serve para abrir nossa consciência humana e avaliá-la”.


Origem da data


O dia 8 de maio foi escolhido para prestar homenagem ao pintor José Ferraz de Almeida Júnior, que nasceu na data no ano de 1850, na cidade de Itu, interior paulista, e foi considerado o percursor da temática regionalista na pintura. Em suas obras explorou personagens caipiras e anônimos em situações corriqueiras.  Almeida Júnior foi um dos artistas brasileiros mais importantes do século XIX.

Aos 19 anos, entrou para a Academia Imperial de Belas Artes, no Rio de Janeiro, onde foi aluno de Jules Le Chevrel, Victor Meirelles e Pedro Américo. Em 1876, recebeu uma bolsa de estudos do Imperador Dom Pedro II e seguiu para Paris, onde participou da exposição de arte no Salon Officiel des Artistes Français.

O artista produziu cerca de 300 obras. Entre as peças mais importantes de Almeida Junior estão “As Lavadeiras” (1875), “Caipira Picando Fumo” (1893), Amolação Interrompida (1894) e Violeiro (1899).

O paulistano, apesar da importância no contexto nacional de artes plásticas, teve a carreira interrompida aos 44 anos. Vítima de um assassinato cometido pelo próprio primo, José de Almeida Sampaio. A morte teria sido motivada por uma traição cometida por Almeida Júnior com a mulher do assassino.


Saiba mais

Acompanhe as redes sociais da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e saiba tudo que está rolando na 1ª Temporada de Exposições do MAB – ano 2020

Acesse e compartilhe:
Facebook: https://www.facebook.com/fundacaoculturaldeblumenau
Twitter: https://twitter.com/fcblu
Instagram: https://www.instagram.com/culturablumenau
 “Enquanto isso, para quem puder # Fique em casa, e para quem precisar sair, use # máscara e cuide-se bem. Até breve.”


Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl