Pular para o conteúdo principal

#TBT no MAB apresenta retrospectiva dos museus

Foto: Marcelo Martins

A 18ª Semana Nacional dos Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus Ibram, será celebrada virtualmente até 24 de maio pelos museus vinculados à Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC). Um vídeo disponível nas redes sociais relembra as ações desenvolvidas em edições anteriores, criando um caminho de celebração intermediado pelas tecnologias, conexões e parcerias. A iniciativa em novo formato ocorre em função das medidas de isolamento e distanciamento social.

Acompanhe algumas de nossas memórias:

Caminhada Cultural:

O Projeto Caminhada Cultural: “Revisitando Blumenau: passado/presente” surgiu da iniciativa dos museus vinculados à SMC. Entendendo que determinados contextos urbanos e localidades específicas podem ser pensadas como paisagens culturais, foram estabelecidos roteiros privilegiando o Centro Histórico e os seus entornos, por abrigarem heranças culturais e influências em termos de arquitetura, costumes, artes, entre outros. Os resultados obtidos nas Caminhadas Culturais realizadas a partir de  2016 demonstraram que é possível despertar na comunidade blumenauense, professores, alunos e trade turístico o interesse em conhecer a história da cidade, seus espaços de memória, criando sentimento de pertencimento e valorização.

Concerto Didático:

Alunos de escolas da rede municipal de ensino visitaram os museus e participaram  de concerto didático com a Banda Municipal de Blumenau. Além de conhecerem os instrumentos e suas famílias, tiveram oportunidade de reger a Banda.

Encontro de Museus:

Antiquoa – 1ª Mostra de Encontro de Museus aconteceu na Praça Dr. Blumenau. Esta ação contou com apresentações culturais apresentadas pelas instituições. Quem passou pela mostra, pode conhecer um pouco da história dos museus e  interagir com os personagens.

Encontro com idosos da Pró-Família:

Com a temática Memória + Criatividade = Mudança Social, idosos da Pró-Família participaram da 11ª Semana Nacional dos Museus. A programação voltada à terceira idade contou com visitas à Casa nº 1 da Família Colonial, Cemitério dos Gatos e ao Museu de Arte de Blumenau (MAB). A Banda Municipal preparou um repertório de músicas para cantar e dançar.

Oficina Alquimia das Cores e das formas:

A alquimia das cores e das formas foi tema da oficina ministrada pelas artistas Beliria Boni e Maria Salette Werling, que na semana dos museus de 2018 estavam com exposições abertas à visitação no Museu de Arte de Blumenau.

Oficina construindo uma cena:

Parceria estabelecida com atores dos Coletivos Shakespeare Livre e SinoS Cia. de Teatro  possibilitou encontro com alunos das redes de ensino particular e pública, que puderam participar de um processo de construção de cena, questionando e interagindo com os atores.                        

Oficinas em parceria com a Bluap:

Parcerias estabelecidas com a Associação Blumenauense de Artistas Plásticos (Blueap) permitiram celebrações de várias edições da Semana Nacional dos Museus. As ações promoveram o desenvolvimento de habilidades e participação da comunidade não só de Blumenau, mas, também da região. 

Parceria com a Furb - Série: Museus e memórias hiperconectadas:

Em 2018, para comemorar a 16ª Semana Nacional dos Museus, acadêmicos do curso de Jornalismo da Universidade Regional de Blumenau (Furb) produziram reportagens com a temática "Museus Hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”, ressaltando a importância dos museus para a cidade. Os cinco vídeos, elaborados em parceria com a SMC, curso de Jornalismo da Furb e  Furb TV podem ser conferidos nas redes sociais da secretaria.

Visitas mediadas e paradas pedagógicas:

Ações direcionadas para profissionais da área da Educação, contando com visitas mediadas e rodas de conversa, tiveram como objetivo aproximar o professor do museu, fomentando reflexões sobre a importância do ensino das artes nas escolas.  Os encontros contaram com a presença de artistas expositores e conselheiras do MAB.  Diz a pioneira da arte-educação no Brasil, Ana Mae Barbosa: “você não pode ter educação sem arte. Arte está em tudo. É impossível pensar em educar alguém sem procurar despertar a consciência da arte. A arte coloca crianças e adolescentes em contato com suas emoções e também trabalha o lado racional”.

Saiba mais

Acompanhe as redes sociais da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e saiba tudo que está rolando durante a quarentena:

Acesse e compartilhe:

Facebook: https://www.facebook.com/fundacaoculturaldeblumenau

Twitter: https://twitter.com/fcblu

Instagram: https://www.instagram.com/culturablumenau

 “Enquanto isso, para quem puder # Fique em casa, e para quem precisar sair, use # máscara e cuide-se bem. Até breve.”

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl