Pular para o conteúdo principal

#TBT no MAB tem a presença da Banda Municipal

Vídeo publicado nas redes sociais da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) nesta quinta-feira, dia 28 de maio, relembra as participações da Banda Municipal de Blumenau nas aberturas das temporadas de exposições do Museu de Arte de Blumenau (MAB). Este evento tradicional na cidade acontece em noites multiculturais abertas com rodas de conversas com os artistas expositores, seguindo de lançamentos de livros, declamação de poemas e apresentações musicais pela Banda Municipal de Blumenau, em suas mais variadas formações.

A banda foi criada em 21 de março de 1962 pelo Decreto 412, tendo completado 58 anos. Composta por um maestro e 22 integrantes, tem a finalidade de difundir a música dos mais variados estilos nas apresentações em todos os estados e em locais públicos de Blumenau e região. Seus integrantes são adolescentes, jovens e adultos de diversas idades, que tiveram a oportunidade de profissionalização e de aperfeiçoamento na área musical. A regência está sob o comando do maestro João Carlos Cunico, integrante da desde 1998.

Estilos musicais

A banda possui um vasto repertório que abrange variados estilos musicais, que contemplam todos os principais eventos e festas da cidade. Promove anualmente um grande espetáculo musical para comemorar a sua data de criação, no qual a maioria dos eventos teve caráter beneficente. Nos shows de aniversário, busca convidar e valorizar artistas de Blumenau e região.

A banda participa de apresentações em solenidades e festividades, entre as quais os Concertos Didáticos que atendem as escolas da rede pública municipal. Esta série apresenta de maneira descontraída a história e as curiosidades dos instrumentos, o timbre e a importância deles nas diferentes formações musicais. A iniciativa ajuda a estimular a capacidade de concentração e percepção dos alunos, além de despertar emoções e sentimentos, que podem ser utilizados com ênfase na educação, aprimorando a criatividade e a coordenação motora do aluno.

A Banda Municipal faz parte da tradição musical de Blumenau e por ela já se passaram centenas de músicos que hoje estão no Exército, Marinha, Aeronáutica. Também são professores e regentes de bandas e fanfarras existentes na região.

Saiba mais

Os cinco maestros da história:

1º maestro: Frank Baumgart

2º maestro: Marcílio Pereira

3º maestro: Edson Ricardo

4º maestro: Almir França de Oliveira

5º e atual maestro: João Carlos Cunico, que integra a Banda desde 1998.

Acompanhe as redes sociais da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e saiba tudo que está rolando durante a quarentena:

Acesse e compartilhe:

Facebook: https://www.facebook.com/fundacaoculturaldeblumenau

Twitter: https://twitter.com/fcblu

Instagram: https://www.instagram.com/culturablumenau

 “Enquanto isso, para quem puder # Fique em casa, e para quem precisar sair, use # máscara e cuide-se bem. Até breve.”


Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl