Pular para o conteúdo principal

Na linha do Tempo .... Roy Kellermann

Cultura relembra importância de Roy Kellermann

Atuante personagem blumenauense deixou por aqui vasta contribuição para a arte e cultura, além de um legado com mais de 400 obras.

A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau (MAB) prestam homenagem ao artista Roy Kellermann, importante e atuante personagem da cultura blumenauense, que faleceu há sete anos, em 7 de fevereiro de 2014, deixando uma vasta contribuição para a arte e cultura, além de um legado com mais de 400 obras.

Roy nasceu no dia 14 de outubro de 1943, em Blumenau. Graduado em Letras e pós-graduado em Língua Inglesa, foi artista plástico, poeta, contista, intérprete e antiquário. Casou com a professora de música Noemi Kellermann.

Vocação

Na pintura, a vocação se manifestou quando ainda menino. Descobriu nos cadernos do colégio que os traços, nos ângulos certos, poderiam fazer surgir paisagens fantásticas. Por mais de 40 anos transformou cores e linhas em cenários mágicos. Era um matemático da poesia visual. O traço utilizado era característico e ao ordenar geometricamente cores e linhas, graças aos artifícios e técnicas que empregava,  como falsas perspectivas, inversão das cores, transformava as paisagens, brincava com a ilusão de ótica, sempre fiel ao neoconcretismo com elementos do construtivismo.

Foram muitas as passagens de Roy Kellermann pela Secretaria de Cultura, Galeria Municipal de Arte e Museu de Arte de Blumenau onde uma das salas expositivas recebeu o seu nome em reconhecimento à contribuição para a arte e cultura catarinense.

 

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello



postada em 05/02/2021 15:44 - 126 visualizações



Fotos
  • Foto: Divulgação
  • Foto: Divulgação
  • Foto: Divulgação
  • Foto: Divulgação
  • Foto: Divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl