Pular para o conteúdo principal

MAB abre ao público a primeira temporada do ano

 Festa de instalação na noite desta quinta-feira, 7 de março, terá conversa com artistas, declamação de poesia e apresentação musical.

O Museu de Arte de Blumenau (MAB) abre ao público na noite desta quinta-feira, dia 7 de março, a 1ª Temporada de Exposições do ano. As salas serão apresentadas a partir das 19h durante a tradicional conversa com expositores e curadores. A mostra reunirá obras selecionadas por edital e as que compõem o acervo do museu. A festa de abertura tem acesso gratuito ao público e a classificação etária é livre. As visitas prosseguem até 21 de abril, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h, enquanto que as mediadas podem ser marcadas pelo telefone 3381-6176. A entrada é gratuita.

A noite contará apresentação musical e declamação de poema. Santa Catarina estará representada pelos artistas Pedro Gottardi (Blumenau) e Denise Schlickmann (Joinville), e o Paraná por Mirna Oliveira (Curitiba). Parceria estabelecida entre os museus de arte de Blumenau e de Joinville (MAJ) traz para a temporada obras das artistas Elke Hering e Doraci Girrulat. As duas instituições se unem em um recorte curatorial de seus acervos para promover a potência feminina. A iniciativa conta com a curadoria de Angela Peyert (MAJ) e Mia Avila (MAB).

 

As obras

 

Em Horizontes, a artista visual Denise Schlickmann apresenta uma coleção de pinturas produzidas nos últimos cinco anos. A mostra é composta por trabalhos onde as cores, as costuras e as texturas de diferentes materiais constroem paisagens pouco convencionais, tão exuberantes quanto provocativas. Análogas ao próprio horizonte, estas imagens parecem ora presentes, ora longínquas, complexas como conceito e inalcançáveis como um lugar que se situa sempre mais além. O curador da exposição é Gleber Pieniz.

Em “Utopias Ósseas”, Pedro Gottardi revela o resultado de uma pesquisa no campo das artes visuais em processos artísticos contemporâneos. No caminhar pela natureza, ele usa a escrita de artista, coleta de artefatos e relatos pessoais para a elaboração de procedimentos nas artes visuais. Reúne conceitos, ensejos e impressões de gravuras, um conjunto de objetos em gesso e resina, e desdobramentos do ato de imprimir, ou seja, intervir para redimensionar a visualidade. A pesquisa evidencia uma utopia dada pela dualidade da vida e morte das plantas.

A exposição Ausência, da artista paranaense Mirna Oliveira com curadoria de Edson Viriato, também está confirmada. Durante o desenvolvimento desse trabalho, Mirna fez uma busca intensa, mergulhando nas gavetas da memória, para resgatar a primeira vez que traçou palavras quando tinha apenas oito anos. A transposição dos textos para a tela, combinando com as técnicas plásticas, transcende o desafio pessoal, revelando-se uma expressão intrínseca à própria existência. Essas criações se desdobram como um processo em constante evolução, um diário de fragmentos que resgata a cadeirinha como símbolo de espera e paciência.

 

Saiba mais

 

Abertura da 1ª Temporada de Exposições no MAB

Data: quinta-feira, dia 7 de março

 

Horários:

19h: conversa com os artistas expositores

20h: abertura da 1ª Temporada de Exposições do MAB, declamação de poema e apresentação musical

Visitas: até 21 de abril, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h

Visitas mediadas: podem ser marcadas pelo telefone 3381-6176

Classificação indicativa de idade: Livre

Entrada gratuita

 

O que ver:

 

Sala Roy Kellermann: MAB & MAJ em diálogo: Elke Hering e Doraci Girrulat

Galeria Municipal de Arte/Sala Alberto Luz: Horizontes, da artista Denise Schlickmann, com curadoria de Gleber Pieniz

Sala Elke Hering: Utopias Ósseas, de Pedro Gottardi

Galeria do Papel: Ausência, de Mirna Oliveira e curadoria de Edilson Viriato

 

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello



postada em 06/03/2024 13:35 - 182 visualizações



Fotos
  • Foto: Divulgação
  • Foto: Divulgação
  • Foto: Divulgação
  • Foto: Divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl