Pular para o conteúdo principal

Nova temporada de exposições terá obras de Elke Hering e Doraci Girrulat

 Parceria firmada pelo MAB e MAJ viabiliza mostra com trabalhos das duas artistas até 21 de abril.

Parceria estabelecida entre os museus de arte de Blumenau (MAB) e de Joinville (MAJ) traz para a 1ª Temporada de Exposições do MAB - ano 2024 obras das artistas Elke Hering e Doraci Girrulat. As duas instituições se unem para apresentar em um recorte curatorial de seus acervos uma coleção em diálogo. Os trabalhos ficam a disposição dos visitantes até 21 de abril, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h. Visitas mediadas podem ser marcadas pelo telefone 3381-6176. A entrada é gratuita.

Para as curadoras da exposição Angela Peyert (MAJ) e Mia Avila (MAB) “conceber essa exposição é trazer a tona a delicadeza e a força imanente, dessas duas artistas, esse duplo, essa dualidade que forma um diálogo poético”. As duas instituições de arte que se unem para promover a potência feminina. “Não qualquer potência, mas a potência de dois campos energéticos: Doraci Girrulat e Elke Hering. Duas amigas, dois ícones que produziram mudança na concepção da arte catarinense. Duas mulheres que levaram o nome do Estado para além dos limites.”

Os papéis que Doraci Girrulat e Elke Hering desenvolveram no campo artístico e cultural vão além dessa mostra, pois todo um circuito de arte se fortaleceu quando o olhar sinergético das duas mulheres se entrelaçou.

A abertura da temporada acontece nesta quinta-feira, dia 7 de março, às 19h, com entrada livre. “Será um momento muito especial o início da primeira temporada de exposições de 2024. Este é um grande ano para o Museu de Arte de Blumenau”, destaca o secretário municipal de Cultura, Sylvio Zimmermann Neto. “Há uma série de exposições e eventos programados para o público blumenauense.”

 

Serviço

 

Abertura da 1ª Temporada de Exposições no MAB

Data: quinta-feira, 7 de março

19h: conversa com os artistas expositores

20h: abertura da 1ª Temporada de Exposições do MAB, declamação de poema e apresentação musical

Visitas: até 21 de abril, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h

Visitas mediadas: podem ser marcadas pelo telefone 3381-6176

Classificação indicativa de idade: Livre

Entrada gratuita

 

O que ver:

 

Sala Roy Kellermann

MAB & MAJ em diálogo: Elke Hering e Doraci Girrulat

 

Galeria Municipal de Arte/Sala Alberto Luz

Horizontes, da artista Denise Schlickmann, com curadoria de Gleber Pieniz

 

Sala Elke Hering

Utopias Ósseas, de Pedro Gottardi

 

Galeria do Papel

Ausência..., de Mirna Oliveira com curadoria de Edilson Viriato

 

                                                        

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello 



postada em 04/03/2024 17:16 - 175 visualizações



Fotos
  • Foto: Divulgação/SMC
  • Foto: Divulgação/SMC
  • Foto: Divulgação/SMC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl