Pular para o conteúdo principal

Artista paranaense Carmen Fortes traz a mostra Desobediência para o Museu de Arte de Blumenau

 

Artista paranaense Carmen Fortes traz a mostra Desobediência para o Museu de Arte de Blumenau
A abertura será no dia 13 de março, às 19h, na Secretaria Municipal da Cultura

A artista visual paranaense Carmen Fortes será uma das expositoras na primeira temporada de exposições de 2025 do Museu de Arte de Blumenau (MAB). A abertura será no dia 13 de março, às 19h, na Secretaria Municipal da Cultura. As obras são resultado de um processo analítico em andamento com a psicanalista e filósofa Marcela Mussi, também curadora da exposição.

A exposição Desobediência faz um constante embate entre a materialidade e o pensamento, o consciente e inconsciente, entre o pesado e o leve, o fim e o começo. Carmen Fortes também faz citações da História da Arte. 

Carmen Fortes é artista visual formada em Superior de Pintura pela Unespar, antiga Faculdade de Belas Artes do Paraná, sediada em Curitiba, onde vive e trabalha. Tem participado de exposições coletivas e salões de arte por todo Brasil. Teve a primeira exposição individual em março de 2020 no Espaço Cultural do BRDE, Palacete dos Leões. Em 2023 esteve no MAB com a mostra A Dança. Utiliza a pintura com tinta acrílica sobre tela, gravura e a vídeo arte como linguagem expressiva.

A curadora Marcela Mussi é psicanalista, engenheira e filósofa. Uma brasileira habitando Paris há 15 anos e praticando pontes entre continentes reais e virtuais. Filósofa formada pela Universidade Panthéon Sorbonne, em Paris, suas reflexões e ferramentas práticas se apoiam grandemente nos pensamentos e culturas indígena e quilombola brasileiras.

Saiba mais

1ª Temporada de Exposições no MAB
Quando: quinta-feira, 13 de março
Onde: Rua 15 de Novembro, 161, Centro Histórico
O que ver:
Sala Roy Kellermann: La Nave Va, de Everton Duarte
Sala Pedro Dantas: 12 sentidos, de Adriane König
Sala Elke Hering: Desobediência, de Carmen Fortes
Galeria Municipal de Arte/Sala Alberto Luz: Arquétipos e Abstração, de Hervé Tomedi: e Essência, de Jean Tomedi
Galeria do Papel: Xilogravuras Encantadas, de Alex Flávio Guimarães

Horários:
19h: conversa com os artistas expositores
20h: abertura das exposições, lançamento de livro e apresentação musical
Visitas: até 27 de abril, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h
Visitas mediadas podem ser marcadas pelo telefone 3381-6176
Classificação indicativa de idade: Livre
Entrada gratuita

Assessoria de Comunicação: Sérgio Antonello



postada em 06/03/2025 12:46 - 



Fotos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl...