Pular para o conteúdo principal

Últimos dias para visitar a 2ª Temporada de Exposições do Museu de Arte

 

Últimos dias para visitar a 2ª Temporada de Exposições do Museu de Arte
Mostra fica aberta até domingo, dia 22, com obras de artistas de Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina

O público que ainda não conferiu as seis exposições da segunda temporada do ano do Museu de Arte de Blumenau (MAB) tem até domingo, dia 22, para programar visitas. As cinco salas ficam abertas ao público das 10h às 16h. Visitas mediadas podem ser marcadas pelo telefone 3381-6176. A classificação indicativa de idade é livre e a entrada é gratuita.

A gerente do MAB, Mia Ávila, destaca que desde a abertura da segunda temporada, em 8 de maio, os resultados têm sido muito gratificantes. “Celebramos o dia Internacional dos Museus, em parceria com a Bluap e Federação das Associações de Artistas Plásticos do Estado de Santa Catarina e recebemos a visita de artistas da Galeria Hasta la Raiz - de Balneário Camboriú, para visita mediada com as artistas Elis Teixeira e Jana Garcia”, lembrou.

Também passaram pelo museu 55 acadêmicos do Centro Universitário de Brusque e aproximadamente 80 profissionais da área de Educação de CEIs, que participaram de parada pedagógica com visita mediada. “Crianças visitaram a mostra a Luz da Pandemia, participando de atividade educativa. Professoras da Fazenda São João do Paraná visitaram o MAB e acadêmicas da Furb, em estágio, fizeram mediação de visita e atividade educativa”, destacou. “O conselheiro do MAB, Arian Grasmuk, concedeu formação sobre ‘artistas e suas histórias’ a partir de um recorte do acervo do MAB, para as acadêmicas do curso de Artes Visuais da Furb, também em estágio no MAB, além de outras visitas espontâneas. Foi uma temporada de ações muito produtiva e gratificante”, resumiu Mia.

A edição reúne obras de artistas de Minas Gerais, Santa Catarina e Paraná. Na Sala Pedro Dantas, tem a exposição “Deserto do Futuro”, da catarinense radicada em Curitiba (PR) Cássia Luzi Vàz. Na Sala Elke Hering, “Mátrias Matrizes - memórias do coração”, das artistas Elis Teixeira e Jana Garcia. A exposição “Retalhos: reflexão de uma artista”, de Marinice Costa, está na Galeria Municipal de Arte/Sala Alberto Luz.

Na mesma sala, o visitante vai encontrar a coleção “O Despertar da Liberdade Feminina”, do Coletivo Sacred, com curadoria de Oscar D’ Ambrósio e de responsabilidade das artistas mineiras Maria Amélia Fonseca e Mônica Mendes. “Abstinência”, de Luiz Gustavo Corrêa, também é parada obrigatória na Galeria do Papel. Para finalizar o roteiro, a Sala Roy Kellermann abriga “À luz da pandemia”, de Marcela Schmidt.

 

Assessor de Comunicação: Sergio Antonello


Fotos
  • Foto: Sérgio Antonello/SMC
  • Foto: Sérgio Antonello/SMC
  • Foto: Sérgio Antonello/SMC
  • Foto: Sérgio Antonello/SMC
  • Foto: Sérgio Antonello/SMC
  • Foto: Sérgio Antonello/SMC
  • Foto: Sérgio Antonello/SMC
  • Foto: Sérgio Antonello/SMC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl...

SEMANA DOS MUSEUS

O Museu de Arte de Blumenau (MAB) abriu sábado, dia 17 de maio, a programação da Semana Nacional dos Museus. Em parceria com a Federação das Associações dos Artistas Plásticos do Estado de Santa Catarina (FAAPSC) e Associação Blumenauense de Artistas Plásticos (Bluap) promoveu o evento "Encontros Humanos", com apoio da Diretoria do Patrimônio Histórico e Museológico e Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC). Participaram representantes da Associação Catarinense de Artistas Plásticos (Acap), da Associação de Artistas Plásticos de Rio Negrinho (Arnap), da Associação de Artistas Plásticos de Joinville (Aaplaj), da Associação Blumenauense de Artistas Plásticos (Bluap) e de artistas convidadas de Balneário Camboriú e Indaial. A diretora do Patrimônio Histórico e Museológico, professora Sueli Petry, coordenou a "Caminhada Cultural" pelos espaços e entorno da SMC. Fez relatos históricos, surpreendendo os convidados com sua memória e didática. No ...