Pular para o conteúdo principal

MAB sedia assembleia da Bluap para eleição da nova diretoria

 Associação dos artistas blumenauenses  será presidida por Heloisa Pacheco de Oliveira pelos próximos dois anos.


O Museu de Arte de Blumenau (MAB) foi palco na noite de segunda-feira, 4 de agosto, da assembleia da Associação Blumenauense de Artistas Plásticos (Blup) que elegeu a nova diretoria e o conselho fiscal para a gestão 2025/2027. A diretoria executiva da entidade será presidida por Heloisa Pacheco de Oliveira, tendo como vice Marelisa Rose Zendron Müller (Ziza Müller). A chapa foi eleita por unanimidade. 

Fundada em 1986, a Bluap é uma das associações precursoras no Estado de Santa Catarina no apoio à produção artística local. Ao longo de quase quatro décadas, tem promovido exposições, eventos e ações culturais, sendo referência na valorização da arte plástica em Blumenau. A associação se destaca como um espaço de convivência, intercâmbio de experiências e incentivo ao talento de artistas consagrados e emergentes da região.

Durante a assembleia, a gerente do MAB, Mia Avila, que integra a Bluap desde 2007, destacou a relevância histórica da parceria entre a associação e a então Fundação Cultural de Blumenau — atual Secretaria de Cultura e Relações Institucionais —, que antecede inclusive a fundação do próprio museu, ocorrida em 2004. Ela também agradeceu de forma especial à artista Ziza Müller, vice-presidente eleita, pela liderança dedicada e inspiradora que exerceu ao longo dos últimos 11 anos à frente da associação. “Com os olhos voltados para o futuro, a nova diretoria já iniciou o planejamento das comemorações pelos 40 anos da Bluap, que será celebrado em julho de 2026”, concluiu.


Diretoria Executiva


Presidente: Heloisa Pacheco de Oliveira

Vice-presidente: Marelisa Rose Zendron Müller (Ziza Müller)

1º Tesoureiro: Vidal Donizete Chaves Burger

2º Tesoureiro: Antonio Montibeller

1ª Secretária: Lucienne Sprung

2º Secretário: Benedito Augusto de Nascimento Neto


Conselho Fiscal


Arian Grasmuk

Maria Izilda Annunciato (MIA)

Nelson Julio Laurentino de Souza


Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl...

SEMANA DOS MUSEUS

O Museu de Arte de Blumenau (MAB) abriu sábado, dia 17 de maio, a programação da Semana Nacional dos Museus. Em parceria com a Federação das Associações dos Artistas Plásticos do Estado de Santa Catarina (FAAPSC) e Associação Blumenauense de Artistas Plásticos (Bluap) promoveu o evento "Encontros Humanos", com apoio da Diretoria do Patrimônio Histórico e Museológico e Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC). Participaram representantes da Associação Catarinense de Artistas Plásticos (Acap), da Associação de Artistas Plásticos de Rio Negrinho (Arnap), da Associação de Artistas Plásticos de Joinville (Aaplaj), da Associação Blumenauense de Artistas Plásticos (Bluap) e de artistas convidadas de Balneário Camboriú e Indaial. A diretora do Patrimônio Histórico e Museológico, professora Sueli Petry, coordenou a "Caminhada Cultural" pelos espaços e entorno da SMC. Fez relatos históricos, surpreendendo os convidados com sua memória e didática. No ...