Pular para o conteúdo principal

Instituto Dalacorte expõe ‘figuras humanas’ na Sala Pedro Dantas

Recorte do acervo que reúne cerca de 1.500 peças, construído ao longo de 30 anos

O Museu de Arte de Blumenau (MAB) apresenta, na Sala Pedro Dantas, a mostra ‘A figura humana’, um recorte na coleção Dalacorte, trazendo obras selecionadas de um acervo que reúne cerca de 1.500 peças, construído ao longo de 30 anos pelo Instituto Dalacorte, sediado em Getúlio Vargas (RS). A seleção de peças compõe a quarta temporada de exposições do ano. A entrada é gratuita e a classificação etária é livre.

A exposição propõe um olhar sobre a representação da figura humana ao longo da história da arte, evidenciando diferentes estilos, técnicas e épocas. Como ressalta o curador e dicionarista Renato Rosa, colecionar é um ato de preservação e generosidade, e trazer obras de coleções particulares ao espaço público é sempre motivo de celebração. O público tem a oportunidade de conhecer trabalhos que, antes guardados, agora dialogam com novos olhares.

O Instituto Dalacorte é reconhecido por sua atuação na preservação e difusão da arte, abrigando um acervo de relevância nacional. Sua missão inclui promover o acesso e o diálogo entre artistas, obras e comunidade.

A exposição fica em cartaz até 26 de outubro, de terça a domingo, das 10h às 16h. Visitas mediadas podem ser marcadas pelo telefone 3381-6176. O MAB fica na Rua 15 de novembro, 161, no Centro Histórico.

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello

"A figura humana, um recorte na coleção Dalacorte por Paulo Dacorte



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl...

SEMANA DOS MUSEUS

O Museu de Arte de Blumenau (MAB) abriu sábado, dia 17 de maio, a programação da Semana Nacional dos Museus. Em parceria com a Federação das Associações dos Artistas Plásticos do Estado de Santa Catarina (FAAPSC) e Associação Blumenauense de Artistas Plásticos (Bluap) promoveu o evento "Encontros Humanos", com apoio da Diretoria do Patrimônio Histórico e Museológico e Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC). Participaram representantes da Associação Catarinense de Artistas Plásticos (Acap), da Associação de Artistas Plásticos de Rio Negrinho (Arnap), da Associação de Artistas Plásticos de Joinville (Aaplaj), da Associação Blumenauense de Artistas Plásticos (Bluap) e de artistas convidadas de Balneário Camboriú e Indaial. A diretora do Patrimônio Histórico e Museológico, professora Sueli Petry, coordenou a "Caminhada Cultural" pelos espaços e entorno da SMC. Fez relatos históricos, surpreendendo os convidados com sua memória e didática. No ...