Museu de Arte de Blumenau seleciona 24 projetos para as temporadas de exposições de 2026
Artistas de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Goiás participarão das cinco edições do ano

O Museu de Arte de Blumenau (MAB) divulgou nesta quinta-feira, dia 12, o resultado do edital de exposições temporárias 2025-2026. As 24 propostas selecionadas farão parte das cinco temporadas com aberturas programadas para os dias 12 de março, 7 de maio, 2 de julho, 3 de setembro e 12 de novembro. A lista completa dos projetos aprovados está disponível no site da Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC).
As propostas selecionadas representam artistas de diferentes regiões do país, evidenciando o alcance e a relevância nacional do edital. “As temporadas reafirmam o museu como espaço de encontro, diversidade e circulação da arte contemporânea. A pluralidade geográfica reflete a diversidade de linguagens, pesquisas e narrativas que ocuparão as salas expositivas do MAB ao longo de 2026”, salienta a gerente do MAB, Mia Ávila.
Santa Catarina lidera a seleção com 13 projetos, distribuídos entre Blumenau (quatro), Florianópolis (quatro), Joinville (dois), Gaspar (um), Balneário Camboriú (um) e Rio Negrinho (um). Paraná soma quatro projetos: Curitiba (dois), Matinhos (um) e São José dos Pinhais (um). São Paulo teve quatro projetos aprovados, todos da capital paulista. Completam a seleção Minas Gerais (um – Belo Horizonte), Rio Grande do Sul (um – Porto Alegre) e Goiás (um – Goiânia).
Resultado do Edital de Exposições Temporárias 2025-2026
Total de propostas selecionadas: 24
Região Sul: 18 projetos
Região Sudeste: cinco projetos
Região Centro-Oeste: um projeto
Acesse a lista completa: https://www.blumenau.sc.gov.br/governo/fundacao-cultural/pagina/editais-fcblu//mab-edital
Marque na agenda
1ª Temporada: 12 de março a 26 de abril
2ª Temporada: 7 de maio a 21 de julho
3ª Temporada: 2 de julho a 23 de agosto
4ª Temporada: 3 de setembro a 1º de novembro
5ª Temporada: 12 de novembro a 30 de janeiro de 2027
Temáticas em destaque
Natureza e Paisagem: Diálogos entre o meio ambiente e a arte
Memória e Tempo: Reflexões sobre a história e a existência
Social e Identidade: Arte como ferramenta de transformação e visibilidade
Abstração e Experimento: Novas formas e linguagens visuais
Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello
Fotos


Comentários