Pular para o conteúdo principal

Noite Multicultural abertura dia 17 de novembro

A Fundação Cultural de Blumenau convida a comunidade para mais uma Noite Multicultural, na quinta-feira, 17, com a abertura das exposições Schwanke - Perfis e Perfis: entre Apolo e Dionísio, na Sala Oficial do MAB. Exposição do projeto Ver Gravura na FURB, na Sala Especial. Na Sala Alberto Luz, obras de Roy Kellermann. No Espaço Alternativo, exposição comemorativa do Dia da Consciência Negra. No Espaço Multicultural Elfy Eggert, apresentação do Grupo Indaialense de Viola Caipira, sob a regência do maestro Mário Demétrio. E no Cine Teatro Edith Gaertner, a palestra Ser Contemporâneo, por Walter de Queiroz Guerreiro e lançamento do livro Schwanke: Rastros. A Conversa com os Artistas abre a programação, a partir das 18h30. Professores, arte-educadores, coordenadores pedagógicos, artistas, acadêmicos, alunos de arte e a comunidade em geral estão convidados a participar do encontro. Na Noite Multicultural acontece a entrega de certificados aos Amigos da Cultura.

O Museu de Arte de Blumenau (MAB) possibilita a tríplice oportunidade de conhecer a obra do artista Luiz Henrique Schwanke. No Cine Teatro Edith Gaertner, às 19 horas, a palestra Ser Contemporâneo, do crítico Walter de Queiroz Guerreiro, concebida para o Colóquio Internacional sobre Arte Contemporânea na Univille (22/08/2011), discute o que é ser contemporâneo, na visão de filósofos e da obra de Schwanke, inserida nas diversas linguagens do pós-modernismo, apoiado por imagens em power-point que as identificam.

Na Sala Oficial, a exposição Perfis e Perfis: entre Apolo e Dionísio, propõe, sob curadoria de Charles Narloch, um recorte de dois momentos marcantes na carreira do artista: os retratos em perfil da década de 80, conhecidos como linguarudos, e os trabalhos em perfilados plásticos de 90/91, contradição aparente, mas prenhe de significados. Ainda como parte importante da mostra, em exibição o vídeo documentário À Luz de Schwanke, produzido pela Contraponto, com roteiro de Kátia Klock e percorrendo a trajetória do artista.

Será lançado, como conclusão do evento, o livro Schwanke: Rastros, organizado por Walter de Queiroz Guerreiro, fruto da catalogação de 2500 obras realizadas pelo Instituto Luiz Henrique Schwanke em 2010, contendo ensaio e leitura crítica de tudo o que foi apresentado por 25 autores, discutindo a obra criada em desenho entre 1977 e 1988, nas diferentes fases.

Conhecido personagem da arte e cultura blumenauense, Roy Kellermann será homenageado na Sala Alberto Luz. A mostra traz obras do acervo do MAB e do acervo pessoal do artista. Artista da Escola de Pintura Neo-Concretismo, arte não-figurativa de linguagem geométrica com origem construtivista. Nasceu de uma necessidade de exprimir a realidade do homem moderno dentro da linguagem estrutural da nova plástica. Repõe o problema da expressão, incorporando novas dimensões, através das quais a obra de arte se apresenta como um ser cuja realidade não se esgota na relações de seus elementos. Graças aos artifícios e técnicas que o artista emprega (falsas perspectivas, inversão de cores, ilusão de ótica) e os primeiros, segundos e terceiros planos, a impressão de volume é ressaltada. A construção de suas imagens, num movimento antagônico da geometria com perspectivas que se contradizem, é um rever e pensar em diversas direções, variados caminhos, uma viagem de magia e beleza.

Na Sala Especial, exposição das obras do projeto Ver Gravura na FURB, organizado por Rozenei Maria Wilvert Cabral, gravurista, arte-educadora e professora de gravura do Curso de Artes da universidade. A mostra traz doze obras representadas por xilogravuras, litografias, serigrafias e gravuras em metal dos artistas Ivan Serpa, Hans Steiner, Anna Carolina, Marcelo Grassmann, Fayga Ostrower, Di Cavalcanti, Iberê Camargo e Alfredo Volpi, todas do acervo da FURB.

Visitação até 18 de dezembro, de terça a sexta-feira, das 10 às 17 horas; sábados, domingos e feriados, das 10 às 16 horas. Visitas mediadas podem ser marcadas pelo telefone 3326 6596.

Fonte: Mia Ávila, gerente do MAB (9977 9816 e 3326 6596)
Assessora de Comunicação: Marilí Martendal (3326 8124 e 9943 0235)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl