Pular para o conteúdo principal

Convite - Noite Multicultural abertura dia 4 de outubro


Na exposição Apofenia, as figuras de Canfield são miasmas. Após transitar por intensa fase figurativa, margeando o neo-impressionismo e o neo-expressionismo, buscou trilhar os caminhos de Pollock; desconstruir a pintura (jateando água sobre a tinta fresca); sobrepor materiais num trabalho às vezes lúdico, às vezes sarcástico...transfigurado, chega ao seu inferno particular, onde a apofenia isola figuras, mitológicas ou profanas, grande olho sobre o objeto de estudo. Leonardo contemporâneo, Canfield renega Eros, venera Tanatos...  

A mostra Sacrum Profanum, apresenta objetos, fotografias e esculturas da artista Rosana Bortolin, que fazem alusão às questões voltadas à pós-modernidade, no que diz respeito às buscas de identidade, à discriminação e ao preconceito contra a mulher, à raça, à diáspora, à etnia, à nacionalidade, à religião, à orientação sexual, às relações de poder, e demais abrangências dos conceitos dos Estudos de Gênero. Os trabalhos pertencem à "Série Sagrado Profano" em que são utilizadas imagens e peças moldadas a partir de parte erógena do próprio corpo.
+ Papel, coletiva de artistas do Grupo Rosa dos Ventos, apresenta uma reflexão acerca da materialidade do papel como veículo poético. Buscando dar forma a memórias e relações com esse material as artistas Juliana Crispe, Márcia Sousa, Maria Araujo, Marina Moros, Rosana Bortolin, Sandra Correia Favero, Silvia Carvalho exploram desde as mais íntimas e delicadas lembranças até relações com o outro e com a paisagem.
No Projeto Armazém a proposta não está no valor monetário da obra de arte, mas sim no valor subjetivo da arte. "Armazém é um espaço propositor de relações com a Arte e, por este motivo, tocar, experimentar, levar algo consigo e participar do jogo faz parte desta mostra", avalia Juliana Crispe, curadora da mostra. Artista-professora pensou em obras de arte que criam relações com o público, como livro de artista, publicação de artista, caderno de artista, caderno de desenho, diário de artista, diário de bordo, postais, panfletos, cartazes, fanzines, lambe-lambe, stickers, adesivos, cartões, múltiplos, carimbos e objetos Dentre os participantes encontram-se artistas que vivem e trabalham em Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
A "Catequese Poética" foi o movimento de popularização da poesia, liderado por Lindolf Bell, que teve início na década de 60. O projeto visa expor especialmente a parte relativa aos cartazes- exposição iconográfica- que deram vida aos chamados, às convocações, aos conclames feitos do alto dos viadutos, das praças, do interior dos teatros, das boates, das prisões, das escolas e etc. São cartazes feitos artesanalmente, com recortes, colagens e escritas esferográficas que guardam a memória do nascimento do movimento. Foram reproduzidos em 28 painéis e 15 camisetas de acrílico, e se transformaram em uma exposição itinerante que já percorreu várias cidades e vários estabelecimentos.
Apresentação musical:
A Banda Municipal de Blumenau apresentará músicas que fazem parte do repertório da Oktoberfest.
A visitação às exposições poderá ser feita até o dia 24 de outubro, de terça-feira a domingo, das 10 às 16 horas. Visitas mediadas podem ser marcadas pelo telefone 3381 6176. A entrada é gratuita. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl