Pular para o conteúdo principal

MAB abre exposição Armazém e recebe inscrições para oficina

Começa quinta-feira, dia 4 de outubro, a exposição Armazém, em sua segunda edição, no Museu de Arte de Blumenau (MAB) - Rua XV de Novembro, 161, Centro. Participam artistas que vivem e trabalham em Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Diversos são formados pelo Centro de Artes da Universidade Federal de Santa Catarina (Ceart/Udesc), são professores, já foram professores ou ainda são alunos da instituição.

A exposição é de curadoria de Juliana Crispe, professora de gravura do Ceart -Udesc e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha Comunicação e Educação da UFSC. Nesta segunda mostra do projeto, a conversa com os artistas e com a curadora está marcada para o dia 4 de outubro, no MAB, às 19h. Também será oferecida uma oficina teórica e prática sobre publicação da artista, no dia 5 de outubro, no total de 15 vagas, com Juliana Crispe, Sandra Correia Favero e Joana do Amarante.

A oficina interligando conhecimento teórico na parte da manhã e prático no período da tarde fornecerá subsídios para o participante trabalhar futuramente com projetos de livros. Encadernação folhas dobradas (signature/brochura) e costura japonesa, serão algumas das técnicas apresentadas.

As vagas são limitadas e os interessados deverão fazer a inscrição até terça-feira, 2 de outubro, pelo e-mail gerenciamab@fcblu.com.br. Maiores informações pelo telefone: 3381-6176

Serviço

O que: Oficina teórica e prática de livro de artista (gratuita)
Quando: 5 de outubro, das 9h às 12h e das 14h às 17h
Onde: Fundação Cultural de Blumenau - Auditório Edith Gaertner
Público alvo: Artistas
Número de vagas: 15


Sobre as ministrantes:
Juliana Crispe: Artista, arte-educadora, professora colaboradora das disciplinas de Gravura dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Artes Visuais da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, da linha Educação e Comunicação. Foi curadora das exposições: Mostra Tiragem (2010), Cabe na Mala (2011) e Armazém (2011), exposições estas que além de outras linguagens encontravam-se livros de artistas, entre outras exposições.

Sandra Correia Favero: Artista, professora efetiva da cadeira de Gravura da Udesc. Doutoranda em Poéticas Visuais no Programa de Pós-Graduação Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Os livros de artista aparecem na produção de Sandra Correia Favero desde 2002, organizou diversas exposições sobre livro de artista como curadora.

Joana do Amarante Atualmente é Mestranda do programa de Pós-Graduação da Udesc, formada em Licenciatura em Artes Plásticas pela mesma instituição, 2010. Tem experiência com livros de artista desde 2009, desenvolvendo trabalhos artísticos e oficinas desde 2011. Ministra cursos de encadernação em casa e na loja Gm2 e possui a marca de cadernos artesanais Schildkröten.

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl